quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Moby Dick - relato de um percurso (14 de Fevereiro)

14 de Fevereiro

Quase sem vento lá nos posicionamos dentro do alinhamento da largada. Uns bordos a passo de caracol e a contar os minutos. Toda a malta a cumprir, 1 minuto para a largada e buzina ! Toca a largar! Aí foi um sarilho, primeiro que se chegasse lá fora... Swallow lá se destacou, Clipper mais por terra, Moby Dick mais por mar, Missó e Ana Margarida atrás do Clipper e bem lá trás o Salpico II (atrasou-se a fazer o almoço...).
Já fora da bacia de Leixões, o Swallow lá apanhou uma brisa mais à frente e atrás o Clipper a safar-se muito bem. Ambos optaram por um bordo de mar na direcção do Douro. Moby dick optou por um percurso de terra em bolina cerrada aproveitando o vento mais forte que aparentemente se via na água sempre na proa. Certo é que ultrapassamos o Clipper que em determinado momento se viu sem vento ou com muito pouco vento. O Swallow lá negociou bem esta falta de vento e regressou directamente para o alinhamento mais a Norte com a praia de Leça, esquecendo-se aparentemente do alinhamento na praia de Matosinhos... Moby Dick bem atrás mas a cumprir a regressar com vento já de Norte e a subir em bolina e cumprir com alinhamento do Castelo do Queijo e virando de bordo para fora , passando nos pés de galinha e procurando o alinhamento com a praia de Leça bem lá fora, a oeste para além do campo de regata dos optimist's. Nesta altura já estava um Norte impecável (10, 12 nós?), pontas de 6 a 7 nós a cortar a vaga...
Salpico II a cumprir o alinhamento lá fora também, Missó a procurar o alinhamento entre o molhe de Leixões e o campo de regata..., Clipper vindo de sul a entrar directamente na bacia... Ana Margarida fazendo um percurso mais curto e já lá dentro. Tudo pormenores... Para a próxima teremos mesmo que fazer uma reunião de shippers... Mas o que interessa é partir.

Sem comentários:

Enviar um comentário