domingo, 15 de março de 2009

Moby Dick: relato de um percurso - 14 de Março




Encontramo-nos na marina às 9:00 para um café, fazer o resumo do percurso e previsão meteorológica (prognóstico vento fraco até aos 5 a 7 nós). Vento muito fraco mas já de Norte. Alguns chegaram mais tarde, outros a aparelhar as embarcações. Adiamos a partida meia-hora à espera que o vento desse mesmo sinal da sua graça…
Às 10:30 já estávamos todos a cumprir o alinhamento entre o farolim do molhe sul de Leixões e o cais mais a Norte do Porto Pesca para iniciar o percurso. Vai buzina e lá fomos nós! Vento fraco mas suficiente para encher os panos!
Swallow fez valer os seus 9 metros e deu um adianto já no canal de saída. Moby atrás a vê-lo partir… e todos muito próximos logo atrás. Missó quase em cima de nós. Sobe-se o spi simétrico, ouvimos vozes a protestar… e fomos por um rumo que não era o do Swallow, francamente pelo mar, provavelmente à procura de vento mais forte. Também não era o rumo do Clipper francamente por terra. Lá fomos, 3, 4,5 nós. Com o tempo começamos a ganhar terreno ao Clipper que tinha lançado o spi assimétrico, mas que parecia ter menos vento. Swallow e o Missó bem mais para Oeste num rumo pelo mar dentro…Kasic também lá ao fundo mas muito para trás. Ana Margarida, Pepajo lá atrás, também mas no nosso rumo. Acreditávamos que a bóia estaria na nossa proa, mas ainda não a conseguíamos ver, o que só aconteceu muito perto do Douro. Ainda faltavam umas 2 milhas… Começamos a andar um pouco melhor, 5, 6 nós e começamos a ter a certeza que seríamos os primeiros a dobrar a bóia. Descemos o spi, passamos a bóia a bombordo e subimos a vela de estai. Bolina! O vento começou a crescer, a crescer…. Swallow dobrou a cerca de 100, 150 metros de nós, seguido do Clipper que sabíamos que não tinha a vela de proa… Afinamos velas, apertamos a bolina, tentamos fugir ao Swallow que na primeira bolina começou aparentemente a reduzir a distância.
Vira de bordo! Swallow também.
Vira de bordo, Swallow também.
Swallow virou de bordo, vira também, toca a controlar a vantagem!
4 a 6 nós a bolinar… vento a provocar já uma “carneirada” curta. Aperta o casaco…
E lá fomos assim até quase ao canal de entrada em que optamos por ir ao mar para depois fazermos um bordo directo para nos aproximarmos do molhe sul, enquanto o Swallow optou por aproveitar o bordo até terra. Entretanto lá bem atrás lá estavam os restantes amigos, Missó, Ana Margarida, Clipper, Pepajo, Kasic e Shunter.
Fomos junto ao molhe sul, viramos de bordo, bolina até ao cais de acostagem dos pretoleiros, vira de bordo, mais uns minutos e lá passamos a linha de chegada, seguido do Swallow, defendendo assim a vantagem desde a bóia da Madalena. Pela rádio avisamos que já tínhamos chegado, tudo bem lá atrás.
11 milhas de navegação para fazer um percurso directo de 8 milhas, 2 horas e meia de puro prazer da vela!
Chegar, marcar mesa… arrumar o material e tratar da sede imensa que já se fazia sentir... Os restantes amigos lá foram chegando para o almoço, que demorou quase até à hora do lanche…
Valeu bem a pena! Quando é a próxima?

2 comentários:

  1. Se me é permitido uma sugestão proponho que se faça a próxima depois da Pascoa e para Norte , talvez até ao "Oblisco" existente na Praia da Memoria( Mindelo?).
    José Carlos Neves ( Ana Margarida )

    ResponderEliminar
  2. A ideia é boa, vou testá-la medindo a ditância até Leixões, de modo a permitir que as embarcações registadas em local possam lá ir.

    ResponderEliminar