sábado, 24 de outubro de 2009

Francisco Lobato em 1º na Geral (Série)

Última hora!

2º na etapa Madeira - Baía, conseguiu ficar em 1º na geral

Um grande vitória! Lobato... se fosses francês... era um herói para eles...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Santo Amaro

Os Açores são umas autênticas ilhas encantadas que escondem muito tesouros. Um deles tive a sorte de encontrar em 2007, na Freguesia de Santo Amaro na Ilha do Pico: um museu particular de uma família de construtores navais de Santo Amaro mesmo em frente ao portinho.
A não perder para quem gosta de mar e barcos. Modelos de veleiros, de pesca tradicionais, um mundo, perdemos a fala ao sentir o cheiro da madeira, as ferramentas, as bússolas cheias de milhas...
A simpatia de um antigo construtor, que regressado dessas lides em estaleiros na América para a sua terra e tradição da família, tudo cuidava e tudo nos explicava.
País que viraste as costas para o mar...

Francisco mantem 2º lugar

Francisco mantém o 2º lugar
31 milhas separam os dois Minis da frente 20-10-2009 16:20

Posição do ROFF TMN às 13:00 TUO Francisco perde 2 milhas por hora para Charlie Dalin 435, resultado do rumo feito para rondar por Oeste o arquipélago de Fernando Noronha....

sábado, 17 de outubro de 2009

Percurso à Vela 17 de Outubro - Sol e Leste

Pois foi!
Sol, dia bonito, temperatura agradável, leste a meter algum receio... mas com a expectativa de baixar ao longo da manhã e rondar para noroeste fraco da parte da tarde. Nos dias anteriores o leste esteve bravo.

Paji telefonou à saída do Douro a perguntar se íamos para o mar. Pois não! Estamos aqui quase duas mãos deles e o caminho é sair, a fazer fé na previsão como se veio a demonstrar. Atrás do Paji vinha o Spring do Douro, veleiro de se apreciar. Uns heróis!

Acabamos de dar a largada só às 10.50 e lá começamos a sair da bacia de Leixões rumo à Madalena (8 milhas em percurso directo à boia, ida e volta). O leste estava dar bem de si e cá fora, num mar chão, alguns carneiros dançavam de contente...mas nem foi preciso reduzir velas.

Moby Dick, Clipper, Ágil, Ana Margarida, Le Petit Prince, Paji, Spring, Salpico III (8 veleiros)
Ao longo da jornada o vento foi caindo como se previa e na chegada já se notava bem a diferença. Salpico III fez valer os seus 34 pés, chegou primeiro e deve ter demorado cerca de 1,5 horas a fazer o percurso. O último dentro das 2 horas. Da última vez que os amigos da vela foram à Madalena, para cá foi só bolina e a bater...

Mais um dia de mar, mais um percurso à vela em conjunto. Partilhar é viver

No fim umas cervejas, o repasto, a conversa em dia, quando é a próxima?

Francisco Lobato em 1º

Já está!ROFF TMN liberto do "Pot au Noir"16-10-2009 20:32

Posição do ROFF TMN às 17:00 TUO Francisco tem a frota sob controlo numa altura em que virou de novo para Oeste, navega a mais de 6 nós e é copiado por todos os seus principais adversários. A velocidade instantânea registada sugere que o ROFF TMN saíu do "Pot au Noir" e se assim for, a regata pode estar relançada para a próxima batalha - a descida para "Fernando Noronha". O ROFF TMN é já o barco mais a Sul e pode ter arrancado para uma folgada visita ao Rei Neptuno quando atingida a latitude Zero. A previsão de ventos é no entanto pouco clara dando um pouco de vantagem a Oeste. Só depende da performance dos Minis nas próximas 24 horas. Estas podem ser decisivas para alguns skippers nas restantes 1250 milhas. A seguir...
http://www.franciscolobato.com/online/index.html

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Percurso à Vela 17 de Outubro - Previsão tempo

Previsão para Sábado, 17 de Outubro de 2009
Céu geralmente limpo.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, e sendo de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.
Pequena descida da temperatura mínima.
ESTADO DO MAR: Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 19-20ºC
http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Percurso à Vela dia 17 de Outubro - Marina de Leixões












Caros amigos!

Mais uma actualização dos que já responderam à chamada:
- Clipper
- Ana Margarida
- Nuberu
- Missó
- Moby Dick
- Le Petit Prince
- Ágil
- Paji
- Picato

Nota: o Casik e o Anthineia estão a seco pelo que não devem alinhar

Vamos ver quem aparece mais!

Programa:

9h30 - Encontro no cais da marina, ponto de situação da previsão meteorológica, confirmação do percurso e da hora de largada)

10h30 Largada na bacia de Leixões - rumando para Norte cortando alinhamento entre o farolim a nascente e o cais a Norte da Doca Pesca)
..... Chegada: alinhamento entre os farolins interiores da entrada da bacia de Leixões

Percurso: Bacia de Leixões - Boia da Madalena - Bacia de Leixões

Bons ventos!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Notícias do Zé Carlos

Como alguns sabem, o nosso amigo Zé Carlos (Correia), "ferrenho" marinheiro e companheiro das velhas Regatas da Amizade está ausente do país vai já para uns largos meses. Não posso deixar aqui de partilhar a sua saudade com os meus amigos da vela que o conhecem também e de transmitir o seu abraço.

"... tenho saudades enormes, amigo, enormes da minha terra , do meu povo, do nosso mar..."
"...abraço à familia dos ventos. Lembro muitas vezes esse meu pessoal".

Volta Zé, fazes falta! É preciso largar o pano do Lorelei!