quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os Deuses devem estar loucos...




Se não é frio é chuva, se não é chuva é vento, ou vaga grande, ou tudo junto!
Já não chegava a crise...
Chuva forte hoje, mar grande já a partir de amanhã, depois sossega um pouco, chuva e vento outa vez para o fim de semana...
Tempestade no mar, não são só as gaivotas que ficam em terra...
Bons ventos!

Nota: não resisto a publicar relatório em http://www.meteo.pt/ sobre o mês de Dezembro.

2010-01-07 (IM)
O mês de Dezembro de 2009 foi o mais chuvoso deste século, no Continente.

O mês de Dezembro apresentou, no Continente, uma anomalia de + 89 mm relativamente ao respectivo valor médio de 1971-2000, o que o classifica em termos meteorológicos como chuvoso a muito chuvoso. De realçar que no Arquipélago da Madeira, no Funchal o valor de precipitação observado neste mês constitui o valor mais elevado desde o início dos registos, em 1931.
No Arquipélago dos Açores, os valores de precipitação observados foram igualmente bastantes superiores aos valores normais, salientando-se o valor registado na Horta, que constitui o 2º maior valor desde 1931.
Relativamente aos valores da temperatura, em Portugal Continental, este mês confirma a tendência dos últimos anos, sendo o sétimo Dezembro consecutivo a apresentar valores de temperatura inferiores ao normal, observando-se uma anomalia de -0,6ºC, -0,4ºC e de -0,5ºC para as temperaturas máxima, mínima e média, respectivamente.
Neste mês observaram-se ainda ventos fortes, associados a sistemas depressionários que afectaram todo o território do Continente, em particular na região Oeste (23 Dezembro), onde se registaram ventos excepcionalmente fortes. Na Madeira verificou-se igualmente uma situação extrema em termos de intensidade de ventos, com o registo de rajadas superiores a 100 km/h em mais de 20% dos dias do mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário