domingo, 14 de março de 2010

Percurso à Vela - 13 de Março - Boia da Madalena

Cumpriu-se mais um percurso à vela dos Amigos de Vela, desta vez entre Leixões e a boia da praia da Madalena.
Foram 8 os veleiros à largada, 8 veleiros à chegada, Ágil, Anthineia, Athena, Le Petit Prince, Pepajo, Moby Dick, Sport Spirit, e Thalassa. Como de costume, a bordo amigos de outros veleiros, Ana Margarida, Pagi e Salpico III.
Amigos noutras "guerras da vela" que não puderam alinhar, deixaram promessas de presenças para próximos percursos. Outros por outras razões também.
Largada às 11:00 em ponto depois de 3 toques de buzina como mandam as regras...
Na saída de Leixões, vento muito fraco, por vezes de leste, nordeste, por vezes de lado nenhum...Alguns largaram o spi, outros mais por terra, outros mais por mar. Moby Dick demorou imenso a largar o spi, mas a opção de ir por terra levou-o a recuperar a distância perdida e chegar à boia da Madalena logo atrás do Ágil e à frente do Sport Spirit. O resto dos amigos aproximaram-se da boia também para a sua rondagem.
Iniciado o regresso S. Pedro brindou a "comitiva" com um vento de noroeste crescente e mar a alterar-se rapidamente, tendo havido quem tivesse medido rajadas de 18, 19 nós já ao largo da praia de Matosinhos. Quase parecia a nossa típica nortada rija de Agosto...
Ágil fez jus ao nome e foi na frente, o Sport Spirit logo atrás,  Le Petit Prince em força. Moby Dick optou por um rumo bem fora e o resto dos veleiros mais por terra. Uns a chegar, outros bem lá trás, todos à vista! Quanto aos veleiros que visualizavamos no seu campo de regata, ouviamos no radio as mensagens para a largada.
Moby Dick demorou 2 horas e quarenta minutos a fazer o percurso. Às 14:00 praticamente toda a gente já tinha chegado à marina. Pepajo teve que colocar motor para regressar a tempo, Thalassa com uma pequena avaria a bordo veio à vela mas mais devagar na metade do percurso de regresso. Athena, Anthineia, regressados.
Lá fora continuava a regata dos veleiros de cruzeiro, agora com vento bem forte, de tal modo que obrigou a "malta" da pesca desportiva a regressar mais cedo a terra.
No fim o usual almoço de convívio.
Mais um percurso à vela se cumpriu. Bons ventos!

Sem comentários:

Enviar um comentário