quarta-feira, 4 de maio de 2011

Qual o veleiro ideal de 9 metros?

A revista "Bateaux" organizou em 2010 um programa envolvendo 6 arquitectos navais (franceses evidentemente) e alguns leitores, no sentido de discutirem e definirem qual o programa ideal para um veleiro de 9m. Em função deste forum cada arquitecto fez a sua interpretação dos desejos dos "clientes" e apresentou a sua proposta. A revista submeteu à votação dos leitores os diferentes projectos.



O vencedor foi o jovem Frederic Neumann com o "Craff 29.5", veleiro em contraplacado marítimo colado e laminado com epoxy e vidro. A forma é "poliédrica" ou "à bouchains vifs" como dizem os franceses. Embora a minha preferência fosse para outro barco a concurso (este seria o segundo lugar), gosto bastante do resultado final. Na sequencia deste concurso, a revista está a promover a construcção do barco e tem vindo a publicar as diferentes etapas do processo. Este primeiro exemplar destina-se à utilização privada do próprio arquitecto e está a ser construido nos estaleiros "tregor composites" em França e será lançado à água agora em Maio.
Para quem gosta de saber mais sobre barcos é muito interessante seguir o artigo da Bateaux (link). Recomendo também a consulta ao site do Frederic Neumann e ainda do site do David Reard (não tem nada a ver com este, mas tem barcos interessantíssimos).

António Soares
Moby Dick

1 comentário:

  1. Tudo indica que o veleiro vai ser um sucesso. O design é atraente, interior aberto e desimpedido, tecnologias mais amigas do ambiente, rápido, leve, expectativa de umas boas surfadelas.

    ResponderEliminar