sexta-feira, 22 de julho de 2011

AZAB 2011 - Azores and Back Race

O nosso amigo Alberto Neves do "Anthinea" chamou-nos a atenção para a regata Falmouth - Ponta Delgada – Falmouth, tendo dado umas dicas e uns links. Depois de uma “apurada” investigação dos “Amigos da Vela” sobre este evento, que não teve relevo nenhum cá no Continente, lá se conseguiu concretizar esta notícia.
Como diz o nosso amigo Alberto, "se fosse futebol caía-nos na sopa durante 3 dias; mas num veleiro não dá para montar duas balizas!!". O costume.
Aqui vai a notícia!
A regata transatlântica denominada AZORES AND BACK RACE  é organizada pelo Royal Cornwall Yacht Club, com a preciosa colaboração do Clube Naval de Ponta Delgada. Começou em 1975 e desde essa data já foram realizadas 10 edições. A escolha dos Açores teve origem na impossibilidade de muitos iatistas não disporem de tempo, nem dinheiro para se aventurarem numa regata oceânica entre os dois lados do Atlântico. Açores estava no sítio ideal, o local de chegada era "mágico", as etapas comportáveis na agenda e no orçamento. O sucesso com a primeira edição foi tanto (52 participantes) que foi decidida efectuá-la de 4 em 4 anos. E sabemos como são os Britânicos quanto às tradições...A acreditar pelas declarações de responsável pelo Clube Naval de Ponta Delgada é das últimas regatas oceânicas organizadas directamente por clubes, sem fins comerciais. Parabéns! 60 Embarcações, 47 em duplo e 13 em solitário, com um comprimento médio de 12 metros, foram os protogonistas desta regata 2011. O holandês JanKees Lampe, em solitário, foi o primeiro a chegar com o seu iate “La Promesse”, efectuando a travessia entre Falmouth e Ponta Delgada em 6 dias 2h 48min e 40s. Houve quem chegasse uma semana depois… O vencedor esteve dois dias em Ponta Delgada, apanhou o avião para a Holanda para ir trabalhar e voltou dez dias depois para o jantar e para largada a 22 de Junho... Foi também o primeiro a chegar a Falmouth.
Ter uma boa guitarra e ter queda para a música...faz a sua diferença!

3 comentários:

  1. Muitos parabéns pela iniciativa de divulgar este Grande encontro.. Nem todos tiveram a "coragem" de o fazer.. ;-)

    ResponderEliminar
  2. Grande evento! Grande regata! Grande esforço de ambos os clubes. Daqui a quatro anos, cá estaremos para a próxima edição!

    ResponderEliminar
  3. Este evento é muito popular na Inglaterra e é muito comunicado nas revistas de vela inglesas.
    É uma forma prática de fazer uma travessia oceânica para amadores, pois começa e acaba no mesmo sítio, o que economiza muito na logística.

    Há ainda um outro evento muito popular, também para amadores, chamado ARC; Atlantic Rally for Cruisers. Este não é tão "Regata", mas é uma travessia entre Las Palmas de Gran Canaria até Santa Lucia nas Caraíbas. Qualquer barco é aceite, (julgo que o comprimento mínimo é 9 metros), desde que demonstre à organização que tem condições de segurança e tripulação com conhecimentos e experiência para tal.

    Para muitos amadores, é a forma de fazerem uma travessia oceânica em condições de segurança aumentadas, uma vez que há sempre outros veleiros perto que podem ajudar em caso de necessidade, (acontece frequentemente), bem como barcos da organização que velam (dentro do possível), pela segurança dos participantes.

    A Yachting Monthly, Cruising World e The Practical Boat Owner (PBO), costumam publicar reportagens sobre ambos os eventos.
    A edição deste ano já tem as inscrições completas, mas ainda aceitam inscrições na "lista de espera".

    Vejam mais em http://www.worldcruising.com/arc/

    Abraço,
    Mário

    ResponderEliminar