sábado, 22 de outubro de 2011

Inovação na Transat 650



Mais uma edição da famosa regata "La Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50" que irá (?) confirmar que a criatividade nasce da competitividade.
O arquitecto/navegador francês David Raison tem vindo sempre no grupo da frente, com fortes possibilidade de vitória. Desta vez apresenta um conceito novo de barco, o Magnum 747 , com uma proa arredondada e com largura maximizada.
Inspirado no Optimist, (que é um excelente barco para 2,3m), David Raison desenhou um casco todo em volume, arredondado, permitindo alargar as linhas de apoio em través e bolina, aumentando assim a potencia útil (razão entre superfície vélica e deslocamento), já que fica mais estável e não desperdiça energia com a inclinação. Nas mareações portantes, a ausência de proa afilada obriga-o a planar por cima da agua e consequentemente minimiza a deslocação de água e atrito, compensando a maior superfície molhada do casco.
O mastro também é mais simples, sem vaus.
É feio, mas tem um desempenho bom. Se a moda pega qualquer dia temos panelas de pressão nas nossas regatas. Ou então uma "Optimist Transat".

António Soares - Moby Dick


Le Magnum 747 de David Raison: Un gros porteur! from dropsail on Vimeo.

A chegada ao Funchal dos 3 primeiros (Magnum 747 em 2º lugar!)

Sem comentários:

Enviar um comentário