segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Roff em Leixões

Um dia em cheio para quem segue a aventura do Francisco Lobato.
No programa "Mudar de Vida" de hoje na RTP 1, passou o documentário da viagem entre a Bretanha e Peniche do Roff com o Francisco Lobato e 2 jornalistas da RTP.
Raros momentos na nossa televisão, momento estranho para um país de costas para o mar mas que gosta de se afirmar como país de marinheiros... Pode ser que estejemos a mudar de vida...
Em Leixões descobrimos hoje o Roff.
Vale a pena ver.
Bons ventos Francisco Lobato!






"Nesta terceira e última noite o vento de Norte/Nordeste aumentou como previsto para os 25/30 nós. Por precaução pus logo um rizo na vela grande e o spi pequeno. Fomos comendo milhas com grandes plananços a 18/ 20 nós. Com o passar da noite a pressão foi ficando gradualmente mais forte e as médias de velocidade cada vez mais altas. Resumindo baixámos o spi com 47 nós de vento e o barco a planar a 18/19 nós contantes. No poço estava o Vitor comigo que em ajudou a folgar a braça do molinete para eu conseguir desventar o spi, pôr o piloto automático e ir arriar a vela balão. O Figaro tem uma estabilidade impressionante, mas nestas condições o leme fica extremamente sensivel e bastava-me pôr de pé para tentar ir fazer qualquer coisa e quase perdia o contrôlo."

In website Francisco Lobato sobre a viagem objecto do programa "Mudar de Vida"

Sem comentários:

Enviar um comentário