quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Volvo Ocean Race, notícias!

Mais notícias do nosso correspondente, directamente da Cidade do Cabo...

Finalmente, os seis barcos estão juntos de novo.
O Puma chegou a noite passada a Cape Town, depois de carregado a bordo do cargueiro que o trouxe de Tristão da Cunha. Agora têm 3 dias (!!!) para o preparar para a regata in-Port…
A seguir…


Foto de Sir Peter Blake com a mulher e os filhos na celebração da vitória do Steinlager 2.

Faz dez anos que morreu o grande Sir Peter Blake, incontornável personagem da história da vela mundial, entusiasta e participante das primeiras cinco edições da Whitbread Round the World Race, (antes da mudança de nome para Volvo Ocean Race).
De facto, o director geral da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, reconhece que sempre teve grande admiração por ele, tal como aliás grande parte dos participantes mais antigos.
Era uma época em que as regatas oceânicas eram mais uma aventura do que uma "corrida". Um pouco o que acontecia com o Paris-Dakar no tempo do Thierry Sabine...
Peter Blake era um marinheiro à antiga, um "gentleman driver" da vela, simpático, afável e bem disposto, com uma determinação extrema, que o levou a atingir muitos objectivos, mas que também o levou à morte.
Depois de três tentativas falhadas, (em 1973/74 no Burton Cutter, 1977/78 no Heath's Condor e 1981/82 no Ceramco, com avarias várias, incluindo dois mastros partidos) e de um segundo lugar em 1985/86 no LionNew Zealand, ganhou finalmente a Whitbread com o Steinlager 2, vencendo todas as seis etapas tanto em tempo real como em handicap.
Depois passou à Taça America, que ganhou e defendeu com sucesso.
Posteriormente, dedicou-se às causas do mar e do ambiente e foi por essas causas que continuou a percorrer o mundo, primeiro na Cousteau Society e depois na sua própria organização, a Blakexpeditions.
Foi numa dessas expedições, no Amazonas, que decidiu responder sozinho a um ataque de bandidos quando o seu barco estava fundeado algures no meio do rio. Dessa vez, perdeu...
A sua viúva, Lady Pippa Blake foi nomeada embaixadora da primeira Volvo Ocean Race Legends Regatta. Esta regata, que decorreu este ano em Alicante, teve um Troféu com o seu nome e muitos dos participantes foram contemporâneos e amigos de Sir Peter Blake...

Mário Tavares da Silva
Volvo Car Corporation

Sem comentários:

Enviar um comentário