sábado, 11 de fevereiro de 2012

Percuso à Vela, 11 de fevereiro

Foi uma largada "sui generis" mas divinal!
São assim os amigos da vela de Leixões. Pé na água e não há ninguêm que os segure...
Quando Moby Dick deu a largada às 11h00 já tudo ia a meio caminho (quase) da boia da Madalena, salvo Hurry Can que encalhou dentro da marina de Leixões... (para os que não sabem pode-se na verdade encalhar na maré baixa a caminho do abastecimento...; fica a pergunta por que razão já não se construiu outro abastecimento, por exemplo junto ao cais principal de recepção na entrada...). bem falemos do percurso à vela!
Foram 8 veleiros na água, Moby Dick, Hurry Can, Anthinea, Mookie, Pepajo, Thalassa, Mariana, SportSpirit e Voga, mais Nuberu representado a bordo, que se fizeram a um leste potente...que saía em força do Douro.
Como curiosidade, alguns do veleiros transportaram alunos de um curso de fotografia, que assim tiveram a oportunidade de treinar em ambiente real e no melhor local do mundo..., a sua arte!. Esperemos as fotos!
Moby Dick colocou um rizo pois a "coisa" estava rija em cima de um mar com pouca vaga de fundo mas uma mareta baixa e curta e carneirada. Rajadas às resmas...15 nós, 17 nós? ou mais?
Depois de se rondar a boia da Madalena o objectivo era a monoboia a norte de Leixões! Pano em cima outra vez e rumo directo! Alguns amigos rumaram directos para Leixões, outros não resistiram ao desafio de ir a Norte. Esperava-se que o vento ficasse mais "brando" pela hora de almoço, mas este parece que não estava com pressa! A monoboia foi rondada por estibordo (à devida distância de segurança), mais uns metros para Norte para se rondar a boia de sinalização, mais a Norte ainda. Daí para "baixo" foi sempre a bolinar. Sol, vento, mar, frio...boa disposição, convívio, velas no mar, amigos por todo o lado, o que se pode desejar mais?
SporSpirit avisou por rádio que ia para o Douro, o resto dos amigos regressaram a Leixões conforme previsto. Para os que alinharam no almoço, mais 2 horas de convívio, e no fim mais dois dedos de conversa na marina.
Foram cerca de 16 a 17 milhas de vela, percorridas em 3 horas, em média.
Foi mais um fantástico percurso à vela!
Venha o próximo!




As fotos seguintes (de Moby Dick) foram tiradas pelo pai do nosso amigo Nuno Rosado a bordo do VOGA (as anteriores tiradas p/ Francisco Alba)

2 comentários:

  1. Será que os doutos amigos da vela, "De Leixões", poderão considerar a possibilidade de ampliar esta fantástica ideia e estender o convite aos amigos da vela "De Vila do Conde" e "De Varzim"?
    Eu, "Verdadeiro NABO da vela", gostava de integrar esta "mui nobre comitiva", se alguma alma caridosa me ajudar a chegar "de Varzim astaa" Leixões, no próximo evento.

    ResponderEliminar
  2. Viva!

    Os amigos da vela não são de Leixões...e nem todos têm os veleiros em Leixões, ou melhor, na Marina Porto Atlântico. São simplesmente amigos da vela...a maioria por cá, mas alguns por outras bandas, que de vez em quando aparecem. Para se ser amigo da vela basta sentir-se como tal e aparecer...
    O convite para os nossos percursos à vela está feito por natureza...basta aparecer que será bem vindo! Teremos ocasião de falar! Estamos a pensar fazer um percuros à Póvoa.
    Francisco Alba
    Moby Dick

    ResponderEliminar