quarta-feira, 18 de abril de 2012

250 anos da Criação da Aula Náutica do Porto

No âmbito do Centenário da Universidade do Porto, realizar-se-á  de 19 de Abril a 30 de Julho, a exposição "250 Anos da Criação da Aula Náutica do Porto" organizada pelo Museu da Ciência do Porto.
A Aula de Náutica do Porto foi criada por alvará régio de 30 de Julho de 1762 e tinha como objectivo preparar marinheiros que conduzissem as fragatas e navios comerciais ─ capitães, pilotos, sota-pilotos e contramestres que rumavam ao Brasil e ao Mar Báltico. 
O comércio nacional com a Rússia e o tratado de amizade, navegação e comércio (1787), entre a rainha D. Maria I e a imperatriz D. Catarina II, foram estimulados pelas atividades comerciais de navios que saíam do Porto e levavam a bordo mercadores e pilotos portuenses.
Nesta exposição (edifício da Reitoria) serão exibidos documentos ligados às atividades da Aula, vários instrumentos náuticos, dois globos de grande valor e raridade, e um valioso conjunto de cartas náuticas dos séculos XVII e XVIII.
A inauguração da exposição ocorrerá às 17 h do dia 19 de Abril com uma sessão onde serão apresentadas breves comunicações sobre a Aula Náutica, os globos e o seu restauro, a que se seguirá uma visita guiada.

Sem comentários:

Enviar um comentário