segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Galicia, Mookie

É o destino de férias de muitos amigos do Norte de Portugal, que se aventuram a "subir" a costa até à Ria de Vigo e daí para as outras rias.
É um local privilegiado para a prática de vela, abrigado do mar aberto do Atlântico que tão bem conhecemos, com imensas povoações, marinas, praias, ilhas, baías onde é fácil fundear, acostar e comer. São as lindíssimas rias, onde o mar e as montanhas se entrelaçam.
Local mais emblemático e de rara beleza é o conjunto da Ilhas Cies com as suas fantásticas praias em frente à Ria de Vigo. A visitar!
Mas este paraíso muitas vezes só é alcançado após duras provas...Veja-se o exemplo do nosso amigo Mário que com o seu Mookie apanhou tempo rijo... Eis algumas das suas palavras...

"Os 35 nós foi o que ouvimos das comunicações entre três veleiros portugueses de mais de 40 pés que também iam para lá e se estavam a queixar, já que nós não tínhamos anemómetro para confirmar.
 Mas basta dizer que fizemos uma média de 4,2 nós nas 60 milhas que percorremos entre Leixões e Viana com as velas completamente rizadas…
 A questão é que não queríamos utilizar o motor, pois ele está um bocado "cansado", queixou-se à saída de Leixões e podia berrar de vez.
 Mas a verdade é que no dia seguinte, (já com menos vento e menos vaga), trabalhou onze horas meio gás e levou-nos ao destino quase sempre sem as velas a "atrasar". À entrada de Baiona, na bóia norte, só fazíamos 1,5 nós contra a vaga e o vento, que mesmo nessa altura não devem ter passado os 28-30 nós e  vaga de 1,8m.
 Mesmo assim, ainda apanhámos uma onda de través que nos ia deitando ao tapete, mas safámo-nos bem.
 Valeu-nos nesta passagem a grande experiência do Hugo Represas, sem a qual eu teria seguramente voltado para trás, pelo menos para a Póvoa. Até porque as últimas horas estive terrivelmente enjoado.
 Mas o barco teve sempre um comportamento impecável.
 Temos uma filmagem (telemóvel), de uns segundos (ainda antes de rizar pela última vez), onde dá para ter uma ideia do que foram aquelas 12 horas…
 Um abraço"


Mookie já em Baiona

1 comentário:

  1. Esta noite vai haver novamente mais de 30 nós em Baiona. Mas o Mookie está atracado na marina, enquanto eu tive de vir ao Porto. Espero que se porte bem, enquanto lá está sozinho.
    Vou tentar trazê-lo de volta no Sábado/Domingo.
    Como há pouco vento e como o motor não ajuda muito, é capaz de demorar.

    ResponderEliminar