quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cruzeiro ao Mussulo

Este fim de semana, finalmente, os "amigos da vela" através da sua delegação no hemisfério sul, fizeram-se representar num cruzeiro ao Mussulo, organizado pela Associação de Barcos de Cruzeiro (ABC) de Luanda.
A saida foi pelas 15h30 após a resolução de alguns problemas de pormenor. A tripulação ainda está a descobrir o barco.
Magnificamente capitaneado pelo Paulo Correia, o Bavaria 35 match seguiu para sul numa bela bolina. Com um rizo na grande e umas voltinhas no enrolador da genoa, sob uns 18 a 25 knts de sul (e também, dvemos admitir, um pouquito de vento de porão, porque queriamos entrar na baía do Mussulo antes do pôr do sol e partimos com algum atraso).
Para um marinheiro de Leixões, o vento quente e o mar chãozinho é uma novidade. É de facto uma delícia navegar de tshirt e calções sem enregelar. Até sabe bem quando a proa afunda e atira água para a tripulação.
A entrada no mussulo tem que ser feita por um canal devidamente assinalado, sob pena de encalhar na areia. A chegada foi imediatamente após o pôr do sol. Lançado o ferro a uns 30 metros da praia, levamos o farnel para o local do repasto, na "irmandade dos homens do mar", para fazer uma bela duma churrascada, num excelente convivio de cerca de 30 convivas, repartidos por oito embarcações, desde um J22 a um Bavaria 44. Vá-se lá perceber porque é que os passeios núuticos acabam sempre à mesa?
Depois seguiu-se uma noite a bordo, uns banhos no mar quentinho (pelos menos 25ºC), mais uma churrascada para almoço e depois o regresso a Luanda.
Esta perna com vento de popa (o vento porão não se fez sentir) com um balão ao alto foi, mais uma vez, uma delícia.
Para os amigosdavela de Leixões (secção hemisfério Norte) deixo umas fotos de reportagem para fazer inveja.
Um abraço para todos!
António Soares
 
 

1 comentário:

  1. Viva Soares!
    Vou "convocar" o próximo percurso à vela para essas bandas! A malta depois de ver isso no nosso jantar de Natal, já não quer alinhar nas nossa águas frias, com vaga e vento de partir tudo...
    Um abraço!

    ResponderEliminar