sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Andreas Gabriel

Uma fantástica aventura, atravessar a Europa, dar a volta à Europa...regressar pelo Atlântico do Sul para Norte, passar pelas nossas águas.
No money, no plastic money, tudo simples, um mundo de gente solidária e disposta a ajudar.
Um sonho em vias de ser realizado!
Tive o privilégio de falar uns minutos com Andreas Gabriel na Douro Marina. Tinha regressado ao Douro depois de uma tentativa falhada de chegar a Vila do Conde vencendo a nortada rija que se levantou. É o nosso mar... É preferível esperar...
História de vida fantástica, espanta qualquer um; melhor dizendo, comove qualquer um. Quem não quer fazer parte desta história?
 
Good winds, Andreas!


 
"Sailing against prejudice"
"Sailing for good thoughts"

"Well then . . .No cent, a selfmade vehicle, 13,000 - 15,000 km on waterway, "Europe all around", family - friends - construction - equipment - sponsoring bodies.
Waking up in the middle of the night … thinking it all over again … thousands of times … again and again
What a weight of thoughts!"

Fonte: http://www.der-mit-dem-wind-faehrt.de/

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

domingo, 26 de agosto de 2012

Code Red



Brincar com a vida ou com a morte?
Filmagens em câmara lenta que ajudam a percepcionar bem onde esta malta se mete...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Galicia, Mookie

Mais fotos!
Pôr do Sol nas Ilhas Cies e...


...a Bóia Norte do Cabo Silleiro,

 
nas palavras do nosso amigo Mário:
"O regresso...
A famosa Bóia Norte do Cabo Silleiro...
Que demorou muitas horas a alcançar à ida..."

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Galicia, Hurry Can


O nosso amigo Paulo Lima, na sua aventura da "escapadinha" até às Rias Baixas. Com fotos fantásticas como estas, palavras para quê?
E com o video que connosco partilha, até nos faz sentir o cheiro a maresia...
Bons ventos Hurry Can!


domingo, 19 de agosto de 2012

Francis Joyon, 668 milhas em 24 horas!



É o novo recorde de distância num veleiro (IDEC) em solitário. Foi estabelecido por Francis Joyon no seu trimaran gigante de 29 m (!), com média horária a 27,83 nós...

"Je suis allé environ 800 milles dans l'ouest du cap Finisterre, en bordure des hautes pressions près des Açores. Je suis parti avec un vent de secteur sud-ouest, mais j'ai, dès le départ, dû affronter une houle contraire de secteur nord. J'ai attaqué à fond, et au bout d'un moment, la houle s'est ordonnée et le vent est monté à 32 nœuds. C'était extrêmement périlleux. Le bateau était constamment à la limite. Je ne barrais pas. Je suis demeuré 24 heures debout dans mon cockpit avec l'écoute de grand voile dans une main, et l'écoute de solent dans l'autre. Lorsque le bateau plantait dans la vague, je choquais l'une ou l'autre. Mais il m'est arrivé souvent de choquer toutes les écoutes d'un seul coup. Pas de repos. Quelques barres de céréales pour seule nourriture"

sábado, 18 de agosto de 2012

Dois veleiros encalharam na barra de Vila do Conde


Foi na passada quarta-feira ao fim da tarde.
Nada que não se prevesse que pudesse acontecer tal o nível de assoreamento e desleixo na sinalização da entrada da barra, como aliás já fizemos constar neste blog a partir de "dicas" de amigos.
Outras notícias de amigos que de vez em quando tocam no fundo...são comuns.
Desta vez foi um veleiro estrangeiro e outro português e implicou resgate de tripulantes e assistência médica no hospital por hiportemia a 2 pessoas (o tripulante sueco e um nadador salvador que participou na assistência)
Até quando este estado de coisas?


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Galicia, Thalassa

Thalassa, um micro Challanger (5,5m) do nosso amigo José Zulmiro, desta vez foi para a Galiza passar umas férias (a vantagem dum veleiro transportável, no ano passado esteve nos "Algarves").
Fotos das suas aventuras!
Boas férias!

 Thalassa na Marina de Vigo, em escala para almoço
 Ilhas Cies à vista num entardecer nebulado
Cabo Home e Praia de Melide à vista

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Galicia, Mookie

É o destino de férias de muitos amigos do Norte de Portugal, que se aventuram a "subir" a costa até à Ria de Vigo e daí para as outras rias.
É um local privilegiado para a prática de vela, abrigado do mar aberto do Atlântico que tão bem conhecemos, com imensas povoações, marinas, praias, ilhas, baías onde é fácil fundear, acostar e comer. São as lindíssimas rias, onde o mar e as montanhas se entrelaçam.
Local mais emblemático e de rara beleza é o conjunto da Ilhas Cies com as suas fantásticas praias em frente à Ria de Vigo. A visitar!
Mas este paraíso muitas vezes só é alcançado após duras provas...Veja-se o exemplo do nosso amigo Mário que com o seu Mookie apanhou tempo rijo... Eis algumas das suas palavras...

"Os 35 nós foi o que ouvimos das comunicações entre três veleiros portugueses de mais de 40 pés que também iam para lá e se estavam a queixar, já que nós não tínhamos anemómetro para confirmar.
 Mas basta dizer que fizemos uma média de 4,2 nós nas 60 milhas que percorremos entre Leixões e Viana com as velas completamente rizadas…
 A questão é que não queríamos utilizar o motor, pois ele está um bocado "cansado", queixou-se à saída de Leixões e podia berrar de vez.
 Mas a verdade é que no dia seguinte, (já com menos vento e menos vaga), trabalhou onze horas meio gás e levou-nos ao destino quase sempre sem as velas a "atrasar". À entrada de Baiona, na bóia norte, só fazíamos 1,5 nós contra a vaga e o vento, que mesmo nessa altura não devem ter passado os 28-30 nós e  vaga de 1,8m.
 Mesmo assim, ainda apanhámos uma onda de través que nos ia deitando ao tapete, mas safámo-nos bem.
 Valeu-nos nesta passagem a grande experiência do Hugo Represas, sem a qual eu teria seguramente voltado para trás, pelo menos para a Póvoa. Até porque as últimas horas estive terrivelmente enjoado.
 Mas o barco teve sempre um comportamento impecável.
 Temos uma filmagem (telemóvel), de uns segundos (ainda antes de rizar pela última vez), onde dá para ter uma ideia do que foram aquelas 12 horas…
 Um abraço"


Mookie já em Baiona

sábado, 11 de agosto de 2012

49er, 8º lugar nas Olimpíadas!


Bernardo Freitas e Francisco Andrade ficaram no 8º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres na classe 49er. A seguir video de demonstração filmado no campo de regata com equipas portuguesas:


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Canoagem dá a Portugal uma medalha de prata



Jogos Olímpicos Londres 2012: Fernando Pimenta e Emanuel Silva e sua equipa estão de parabéns! Uma modalidade que muitas alegrias tem dado a Portugal nas diversas competições internacionais, não esquecendo a campeoníssima Mar Kayaks que com a marca NELO, equipa a maioria das equipas olímpicas e tem assegurado grande das medalhas, não só nestas olimpíadas, mas também nas olimpíadas anteriores.

domingo, 5 de agosto de 2012

Mar de Maiorca


Tive o privilégio de lá andar por estes dias. Um paraíso (quase) à beira de casa.
Aconselha-se.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sail away


Sail Away from Blur Media Productions on Vimeo.

Quem é que não fica com a vontade de...correr a velejar!
O encanto da vela ligeira! (e desportiva!)