quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Notícias do Hemisfério Sul, Luanda!

Notícias da "delegação" do hemisfério sul dos amigos da vela... 
Caros amigos, bons ventos!
Aqui vai a mensagem do António Soares!

 
 
Caros amigosdavela, envio este simples relato só para vos actualizar das actividades náuticas da secção do hemisfério sul. Conforme a convocatória atempada, neste magnífico fim de semana decorreu a regata comemorativa do centésimo trigésimo aniversário do Clube Naval de Luanda. Azar o vosso que não compareceram na largada.
No programa estava um um triângulo com uma linha de saída tradicional e duas boias virtuais, totalizando 100 milhas, prometendo uma boa vintena de horas com navegação noturna.
A primeira dúvida que se levantou foi qual o equipamento a levar para suportar o frio noturno (afinal estamos em pleno Janeiro).  Lá reuni o espólio do guarda roupa e vamos “prá” frente, depois se vê.  Afinal o tempo foi clemente e pode-se navegar em calção e t-shirt toda a noite.
Chegada a hora de zarpar, o “Sonho”, o “nosso” Bavaria 35 match, capitaneado pelo comandante Paulo Correia, lá se fez ao mar.
A frota de 7 iates largou rumo à primeira boia (virtual), numa bela bolina sob vento de SW entre 10 a 12 kts. Rondada a boia rumamos a NW para um longo percurso até à segunda boia. O vento foi rondando também para W e pois NW, obrigando a bolina constante, e foi enfraquecendo até aos 6 kts. O anoitecer foi compensado por uma magnífica lua cheia e céu bastante limpo, que permitiu conhecer as constelações do sul (mais uma estreia).
Rondada a segunda boia tratamos do regresso com spinnaker. Infelizmente o vento foi fraquejando e rondando novamente por sul até virar de SE e desaparecer. Permitiu experimentar uma cambadela do balão, recolher balão, subir gennaker e depois recolher tudo e acabar com três horas a motor e sem instrumentos nem luzes.
Mas nem só de vela vive um marinheiro e a calmaria também deu para apreciar a natureza desde o mar de prata sob o luar até ao avistamento de um grupo de baleias piloto e de um cardume de peixes voadores perseguidos por uma rapidíssima dourada. Pena é que as fotos não tenham registado estes momentos.
Ficam aqui algumas fotos para os meus amigos. Agora tenho que preparar a próxima que é já este fim de semana. Mais cem milhas no logbook. Como podem ver, aqui duas semanas fazem mais milhas do que ai as nossas regatas na época toda.
Um grande abraço para todos.
António Soares
 
O comandante Paulo Correia
O IMX40
 Sol posto
António Soares com o comandante Paulo Correia
O Sol madrugador
 

3 comentários:

  1. Isso não vale! Fazer inveja aos amigos é feio! E já agora vou cantar a musica do "OURO NEGRO " "Vais levar-me contigo " .

    Abraço
    Carlos Neves

    ResponderEliminar
  2. Gozar com os que estão ao frio...não se faz.
    Mas se é para cantar... também canto...

    Moby Dick...

    ResponderEliminar
  3. De facto estás noutra dimensão e clima
    Faço coro com o Carlos Neves na música do Duo Ouro Negro
    Um abraço
    Alberto Fonseca

    ResponderEliminar