segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Naufrágio do "Veronese"


Fez 100 anos no passado dia 16 deste mês.
Foi num dia de inverno com vento forte e chuva intensa que o paquete inglês de nome "Veronese" de 7877 toneladas encalhou próximo da Boa Nova em Leça da Palmeira, em viagem de Inglaterra para o Brasil, Venezuela e Argentina.
A bordo cerca de 221 passageiros, 5 dos quais portugueses que tinham embarcado em Vigo, a última escala europeia antes da atravessia Atlântica. O forte temporal (curiosamente 100 anos depois também estamos a levar pancada nas nossas costas...), empurrou o paquete para terra, tendo este batido e encalhado nuns rochedos junto à Capela da Boa Nova.
Um época interessantíssima para relembrar pois leva-nos não só à história do naufrágio e salvamento da tripulação e passageiros a partir de terra (por cabos) e por mar por salvavidas de Leça e Póvoa, como à história de várias edificações emblemáticas, como sejam o Farol da Boa Nova e a Capela de S. João da Boa Nova  e de várias instituições como os Bombeiros Voluntários de Leça e o Instituto de Socorros a Náufragos.
Para recordar este episódio e estes tempos nada melhor que aceder:
- à "Voz de Leça" onde existe uma descrição completíssima do Eng.º Rocha dos Santos 
- à Cinamateca Portuguesa onde podemos ver o documentário "O Naufrágio do Veronese" da Invicta Film.
e fazer uma visita à Biblioteca Municipal Rocha Peixoto da Póvoa de Varzim está em exibição uma amostra monumental (de 16 a 31 de janeiro).
Aos bravos salvadores a nossa homenagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário