domingo, 27 de janeiro de 2013

Vendée Globe, quase no fim...


Day 78 Highlights por VendeeGlobeTV

A ponta final e solidariedade no mar!
A 130 quilômetros a sudoeste dos Açores, Alex Thomson do veleiro Hugo Boss, abrandou e ajustou o seu rumo para estar mais perto de Jean-Pierre Dick  do veleiro Virbac Paprec 3 que tinha ultrapassado e que navega sem quilha numa situação precária mas controlada. Espera-se que o vento suba para 20 a 30 nós, tornando-se muito difícil controlar um 60 pés como se fosse um dinghy (nestes veleiros 50% do peso está na quilha!). Ir em 3º lugar, quase a ver a chegada depois de dar a volta ao mundo e acontecer uma desgraça destas, não é fácil para navegadores como estes...
O gesto de Alex Thomson foi aplaudido por todos e é um gesto que se tem acontecido nas grandes regatas oceânicas em que por vezes só os concorrentes podem valer aos navegadores em fatalidade, em tempo útil.
Jean-Pierre terá comunicado que decidiria hoje (sábado) o seu destino... continuar na corrida ou desistir e rumar aos Açores.
Em primeiro lugar está François Gabart do MACIF e 100 milhas atrás Armel Le Cléac'h do Banque Populaire, ambos em rumo directo para Les Sables d' Olonne França entre os 19 e 20 nós...
O vencedor deve chegar hoje (Domingo)  entre as 5 e as 10 horas da manhã...
Um grande regata, uma grande aventura, a Vendée Globe!

Última hora! Conforme previsto, Francois Gabart já cortou a linha de chegada, batendo o anterior record da prova. Francois demorou 78 dias, 2 horas e 16 minutos contra o anterior record de 84 dias , 3 horas de Micheal Desjoyeaux em 2009.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário