domingo, 10 de fevereiro de 2013

Regata Comemorativa do 89º Aniversário do Clube Náutico da Ilha de Luanda, notícias!




 O CLUBE NÁUTICO DA ILHA DE LUANDA, agremiação desportiva fundada a 28 de Fevereiro de 1924, na cidade de Luanda, com a designação inicial de Clube Desportivo Nun’Álvares (alvará nº 28 de 30 de Dezembro de 1926).



Caros “amigosdavela”, mais um fim de semana velico-desportivo da secção do hemisfério sul. Com largada noturna, na sexta feira 1 de Fevereiro, saiu a frota de veleiros de Luanda rumo a Sangano, uma baia a umas boas 70 Nm a sul.  Por dificuldades de conjugar horários dos diferentes participantes, a secção competitiva seria só no regresso.

A primeira dificuldade foi atravessar a miríade de barquitos de pesca artesanal que infestam a contracosta da ilha, muitos sem qualquer sinalização luminosa. Vá lá que a polícia marítima interpelou o barco do júri indagando sobre “o oficio que oficializa a actividade” e não incomodou nenhum desses escuros botes.

O vento foi fraquito e a navegação foi sem grandes registos durante toda a noite. Mais uma vez guiados pelo “cruzeiro do sul”, lá vencemos a corrente contraria da foz do Kwanza. A chegada à baia de Sangano foi já de manhã. Ferro ao fundo, calções de banho e mergulho na belíssima água quentinha. Assim se continuou, de barco em barco, entre nadadelas e bote, de cuca a superbock, até que na segunda feira pelas 8h largamos para o regresso.

A primeira parte da subida, ainda sem competição, foi uma delícia, com vento do quadrante WSW, que foi subindo até aos 12 kts, permitiu umas horitas de gennaker até às “palmeirinhas”. Após uma pausa para reunir a frota arrancamos para um troço competitivo, a regata propriamente dita. A linha de partida foi já feita com o spinnaker ao alto e assim seguimos até Luanda. O piloto automático segura-o bem e permite algum descanso. Restou-nos ir trabalhando as velas e cambando varias vezes o balão para manter o rumo directo e maximizar a velocidade.

Agora deu para perceber porque é que os navegadores portugueses demoraram a descobrir esta costa. Qual cabo Bojador, qual Adamastor. Entre regressar a casa e lavar a loiça e ficar na praia a gozar estas águas e a comer lagostas...

Uma última nota: a secção hemisfério sul já duplicou. O “amigo” António Bento já está registado e irá iniciar em breve a sua actividade.

Gozem as fotos deste “frio” fevereiro e bons ventos.

António Soares



Comentário bloguista à mensagem do António Soares: enquanto uns desfrutam o bom tempo e fazem milhas que se fartam, os do hemisfério norte aturam o frio, as tempestades, os troikanos, os bpn's, os irs's e outros demais... e, não menos mau..., lavam a loiça!
Como ter inveja é pecado...só nos resta desejar bons ventos aos amigos do hemisfério sul, agora com o António Bento incluído! Temos um coração grande...
Quando cá em "cima" chegar o bom tempo, a malta vinga-se...e começamos a mandar notícias como as que temos recebido... (nota: sem lagostas e sem água quente...)

1 comentário:

  1. Eu confesso!!! Sou pecador ! Tenho mesmo INVEJA! Por muito que façamos no Verão nunca chegamos aos calcanhares desses Senhores.
    Bons Ventos
    Abraço extencivo ao António Bento.

    ResponderEliminar