sábado, 16 de março de 2013

Kiribati 36, Roberto Barros Yacht Design



Longe das preocupações que andam pelos ventos da Europa, o Brasil mantem uma tradição náutica relevante, a que não é alheio os seus 8.500 km de costa, 21.500 km de águas interiores navegáveis e uma temperatura média anual de 24ºC... (fonte: http://www.acobar.com.br/, Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus implementos).
Um dado aqui referido e que merece destaque: uma embarcação de esporte, recreio e turismo se traduz na grande capacidade de gerar mão-de-obra, desde o projeto do barco, passando por sua construção, utilização e manutenção; e no movimento que produz em toda a cadeia náutica, criando sete postos de trabalho para cada barco produzido". Atualmente, o setor náutico brasileiro é responsável por milhares empregos diretos e indiretos, na sua maioria em empresas de médio e pequeno porte, pulverizadas por todo o país.
Seria suposto que um país como o nosso (Portugal) com área marítima per capita superior à brasileira e com toda a sua história ímpar de navegações por todos os cantos do globo e tecnologias pioneiras, mantivesse hoje em dia uma indústria relevante e que as "coisas" do mar ocupassem uma parte importante da sua vida presente. Nem uma coisa nem outra... É pena.
Mas voltemos ao motivo desta notícia: o Kiribati 36!
No Brasil existe também uma forte tradição de autoconstrução de embarcações, com diversos arquitectos e engenheiros navais disponibilizando projectos de veleiros de todos os tamanhos e para todas as aventuras!
O Kiribati 36 é um dos projectos mais recentes mas que incorpora milhares de milhas de experiência! Veleiro de 36 pés, de casco em alumínio, produto da empresa Roberto Barros Yacht Design , especialmente desenhado para grandes aventuras nas águas mais remotas do planeta, para tripulação reduzida, simples, robusto, de fácil manejo, manutenção e reparação, sem necessidade de peças especiais. Visão panorâmica desde a cabine, baixo calado, patilhão rebatível, interior cheio de arrumações e muito agradável. Grandes temporadas, grandes viagens!
Vale a pena ver o vídeo, e porque não, sonhar um pouco?
É o sonho que comanda a vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário