sexta-feira, 12 de abril de 2013

Notícias do Hemisfério Sul!

Caros amigos do Hemisfério Norte!
Há já algum tempo que não há relatos da actividade vélica, mas, compreendam, aqui não temos nenhum redactor como no Hemisfério Norte. O clima é menos dado à escrita….
Desde o último relato já decorreram duas regatas ao Mussulo, com a devida pernoita nos Irmãos da Costa.
No dia 8 de Março, sexta feira, a largada foi na contracosta da ilha de Luanda, descida até ao farol das Palmeirinhas e subida até ao Mussulo. O mais difícil foi encontrar a boia de chegada, no escuro e com a boia em mau estado e sem luz. O Sábado foi para descansar desta trabalheira toda e ficamos por lá a ver o tempo a passar e a tentar evitar o vírus da cuca.
No domingo o regresso foi com vento fraco, mas suficiente para encher o balão. E lá ganhamos mais um belo fim de semana.


No curto fim de semana de 6 de Abril, mais uma “mussulada” aos Irmãos da Costa. O sábado amanheceu com uma valente chuvada que inundou Luanda e provocou inúmeros estragos e bloqueios na circulação. Felizmente que uma horita depois já estava transitável e o céu a descobrir. Infelizmente o vento manteve-se fraco e algo instável. Foi a regata do quase.

 
Desta vez a largada foi dentro da baia. O vento fraco e do quadrante sudoeste apontava para uma largada com balão ao alto, pelo que resolvemos enrolar a genoa e içar balão. Já depois do sinal dos 10 minutos o vento ronda para nordeste e obriga-nos a recolher o balão e desenrolar a genoa. Ainda não tinha arrancado e já estava a dar uma trabalheira. Próximo da saída da baia preparamos o gennaker para içar logo após a rondagem da ilha do cabo. Mais uma trabalheira. Mas antes da rondagem, o vento antecipa-se e ronda também para sudoeste e a descida é novamente à bolina, até chegar ao canal de entrada no Mussulo. O vento foi fraquejando até cair mesmo a zero. Aqui no canal andamos ao sabor das correntes, tendo passado a bóia de entrada pelos menos uma três vezes. Foi uma luta renhida, mas finalmente a bóia ganhou, com grande mestria diga-se de passagem. Bolinava melhor que nós, apesar de um rating bastante desfavorável. Sem vento e com correntes da maré vazante contra, anulou-se esta perna da regata.

 
Dirigímo-nos ainda com luz natural à baia em frente aos irmãos da costa para mais um repasto bem regado. Infelizmente as fortes chuvadas que se instalaram provocaram uma enxurrada de tudo o que flutua nas linhas de água de Luanda, inundando a baia do Mussulo de tal forma que nem publico fotos por decoro.

No Domingo, após um almoço a bordo, já com um vento decente, fizemos uma partida à bolina, subimos a contracosta com vento pela popa, entramos na baia de Luanda e descemos até à Marina.

Bons Ventos!
António Soares

 

Sem comentários:

Enviar um comentário