terça-feira, 4 de junho de 2013

Invicta 26 (Orion II) pelas águas do Tejo

Orion II na regata entre pontes (Lisboa - Vila Franca de Xira)
 
A "cloud" tem destas coisas..., fazem-se amigos da vela por todo o lado!
Orion II é um Invicta 26 que navega alegremente pelas águas do Tejo pelas mãos do seu proprietário Bruno Mendonça, leitor deste blog, que amavelmente enviou referências e informação sobre este veleiro, talvez único a navegar em Portugal.
O Invicta 26 foi projetado por EG Van de Stadt em 1964, como um derivado Folkboat GRP. Durante vários anos, os cascos foram moldados nos estaleiro da Tyler Boat Co.Ltd. em Kent/Inglaterra, tendo sido equipado por uma variedade de estaleiros de renome.
A partir de 1969 foi produzida a versão Mk II, com um pouco mais de espaço, passando os cascos a ser moldados posteriormente por Fi-Craft of Essex em Inglaterra, e equipado tanto por Fi-Craft como por Yacht Salterns. A produção continuou até o final de 1972, e os veleiros tornaram-se um pouco de um clássico moderno (muito parecido ao Contessa 26).
A forma do casco é muito mais do que um tipo Folkboat, mas com mais espaço interior, mas mesmo assim pequeno para os padrões modernos (Fonte: http://www.yachtsnet.co.uk/archives/invicta-26/invicta-26.htm)
Há 2 modelos o Mk I e Mk II, o Orion II é um Mk I.
E aqui vai um vídeo da saída do Orion II para doca seca.
Orion, muitos mais anos de bons ventos!
 


Para ver outros vídeos no youtube, pesquisar INVICTA 26

Sem comentários:

Enviar um comentário