quarta-feira, 31 de julho de 2013

Notícias de Luanda: o bota abaixo do "Barnacle"


Bota abaixo do “Barnacle”em  29-07-2013
Este fim de semana foi a inauguração do “Barnacle”, um Robertson Yachts, Holiday 23. De construção Sul Africana é um simpático e interessante barco de 23 ft, muito popular Africa Austral, mas também espalhado pelo mundo, desde o Canadá à Alemanha.  Agora já são três em Luanda.
A sua actividade é animada pela associação de classe  (http://www.holiday23.co.za/) revelando-se um bom compromisso entre os cruzeiros familiares e a competição.
Propriedade do Paulo Correia, nosso skipper no Sonho, o Barnacle veio por terra desde a Namíbia para Luanda, com algumas aventuras, está-se mesmo a ver, mas que não se podem contar aqui.
A montagem do mastro foi feita em terra e é muito fácil, mas ainda exige umas cucas porque o mastro é grande e robusto. O mastro, brandais e velas novas depressa se montaram, e afinaram a olho para não perder a maré que descia rápida.
Depois foi uma sada para sentir o “leme”, mesmo dentro da baia. Não dava tempo para ir ao mar.
Um bom equilíbrio geral, bom na bolina como faria suspeitar o patilhão, 373 kg em ferro fundido perfilado que desce na vertical até 1,65m, para 1300 kg de peso e 6,00 m de linha de água.
Tanta era a vontade de comparar o desempenho na bolina com os “grandes” que esticamos em demasia e encalhamos nos baixios da baia (já é a segunda vez).
Ficam umas fotos e para a posteridade e mais tarde virão as reportagens.
Escusado será dizer que fiquei roidinho de inveja de quem teve a felicidade de ir ao Douro ver os Extreme.

Um abraço a todos os Amigosdavela!
António Soares
Moby Dick
 

 

1 comentário:

  1. Com um nome destes, não há antifouling que resista...

    Abraço,
    Mário (Mookie)

    ResponderEliminar