quarta-feira, 3 de julho de 2013

Notícias do Hemisfério Sul, passeio a Sangano!

Enquanto o Hemisfério Norte está em estado quase comatoso...o hemisfério sul, pelo menos no que diz respeito aos relatos de passeios ou cruzeiros à vela, parece que respira vitalidade! É só milhas a somar...
Que bons ventos acompanhem os nossos amigos dos trópicos!

Caros Amigos da Vela,
Este fim de semana foi cheio de mar. A tripulação do “Sonho” (Skipper Paulo Correia, Helder Antunes, António Soares e Luis Marquez, Bavaria 35 Match, acompanhada da Fernanda Veloso, Comodoro do Clube Naval de Luanda) fez-se ao mar pelas 22h00 de sexta feira rumo a Sangano para mais um fim de lazer. O vento não apareceu pelo que a noite foi sempre a motor, sem história. Neste “inverno rigoroso” já dá jeito um agasalho.

A chegada a Sangano foi já pelas 10h da manhã. Aproveitamos para comprar uns linguados aos pescadores, em pleno mar. Precisavamos de material para experimentar o novo apetrecho -uma magnífico grill para montar no varandim. Perfeito.
 
O sábado iniciou-se com um mergulho e acabou à mesa, entre os linguados e as fêveras, devidamente cozinhadas pelo nosso “chef” Algarvio, Luiz Marquez.

O regresso no domingo iniciou-se mais uma vez a motor. Ainda antes do Kwanza avistamos baleias, habitual nesta época. Lá pelas latitudes da barra do Kwanza o vento apareceu e içamos o gennaker. Com vento de través  entre o 9 a 12 kts conseguimos velocidades entre os 6 a 7 kts durante umas boas horitas. Ao nível do farol das palmeirinhas faz-se uma correcção para NE e apanhamos o vento pela popa, para encher o Spi, até ao cair da noite (e do vento).
48 horas a bordo e com mais cerca de 130 milhas no papo lá ganhamos mais um fim de semana.
António Soares (MobyDick e Sonho)

Saudações aos amigos da vela!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário