quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Veleiro em apuros na barra de Zumaia (País Basco, Espanha)



Um Bavaria 38 em apuros na entrada do porto de Zumaia no País Basco em Espanha.
As ondas (swell) em set's bem definidos chegavam à costa originando uma situação bastante perigosa na entrada que teria que ser efectuada tomando todas as medidas de segurança, o que parece não ter sido o caso.
O azar anda sempre perto...e se chamarmos por ele, ele aparece. Uma onda maior a quebrar a grande velocidade apanha a embarcação, faz com que esta se atravesse de imediato, vira-a até pousar o mastro na água. Tripulantes (4) pela borda fora.
Ideias para a discussão...
Tripulantes na proa da embarcação, quando deveriam estar na ré, colocando aí o máximo peso, ajudando a estabilizar a embarcação na surfadela e facilitar a manobra do leme.
Tripulantes sem arnês colocado... (nem sequer colocar em causa que não levariam colete...)
Aparentemente consideraram o set de ondas mas parece que se afastaram demasiado quando decidiram entrar outra vez, sendo apanhados no set seguinte.
Também parece que a embarcação rodou logo que a onda a apanhou o que poderá indiciar que o skypper não terá contado com ela, não a alinhando nem acelerando de modo a iniciar a surfadela. A vaga ao rebentar e embater no molhe inflecte ligeiramente para fora, pelo que a embarcação deveria alinhar-se com este movimento antecipando-se, guinando a bombordo e acelerando antes de ser apanhado, corrigindo logo, cavalgando a onda para onde esta fosse...até esta passar.
No meio do azar, tiveram muita sorte: mastro não quebrou, motor não parou, tripulantes salvos.
Como se costuma dizer, poderia ter sido o diabo...

Nota: não se consegue perceber bem de que quadrante estaria o vento, mas parece que estava a entrar do lado do mar. Entrar com alguma vela em cima, ajudando na impulsão e na estabilização da embarcação parece ser uma boa prática (até porque a onda cria vento). E no caso de falhar o vento de porão..., com vela em cima alguma coisa se há-de arranjar...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário