sábado, 30 de agosto de 2014

Maidentrip



Um jovem de 14 anos, de nome Laura Dekker e nacionalidade holandesa, decide dar a volta ao mundo em solitário...a bordo de um Jeaneau Gin Fizz preparado para tal odisseia.
Maidentrip, um filme premiado, que retrata esta fantástica (louca para muitos) aventura levada a cabo por esta jovem que seguramente vai manter o seu record durante muitos e muitos anos (o mais jovem circum-navegador em solitário)
 
 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Campeonato da Europa de Snipe!

 
 
Um feito notável!
Tiago Morais e Tomás Pires de Lima, vice-campeões da Europa!
E se isto já chegava... Pires de Lima conseguiu outro feito notável: todas as embarcações no TOP 6, e 8 das 10 primeiras, foram equipadas com as suas velas (o maior fornecedor de velas no campeonato)!
Vontade, preparação, perseverança, aprendizagem, conhecimento, trabalho de equipa, tecnologia, excelência... e bons ventos!
Parabéns a todos!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Viver a bordo nas Caraíbas...



"If I have enough to go and have a beer and I have enough to go to the grocery store, if I can put enough diesel in the tanks of the boat, then I think I'm one of the richest people in the world."

Sonhos e gostos não se discutem...

sábado, 23 de agosto de 2014

Volvo Ocean Race - Team SCA



The Round Britain and Ireland Race, uma regata treino para os novos Volvo Ocean 65.
Menos potente que a versão anterior dos "Volvo", não deixa de ser uma poderosa máquina para velejar em todos os mares, e que só uma tripulação muito preparada e temerária está à altura de enfrentar!
Neste vídeo a única equipa feminina, por quem seguramente muita gente vai torcer!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Refresh Boards



Este post não é sobre a vela mas é sobre uma modalidade de ondas que faz as alegrias de muita gente de todas as idades...
É um post sobre o único fabricante nacional de pranchas de body-board, a Refresh Boards!
Esta empresa nasceu de um sonho de dois amigos: Carlos "Gato" e Nuno "Barrela" ambos os bodyboarders com mais de 20 anos de experiência, que resolveram juntar o conhecimento tecnológico do primeiro com o conhecimento prático de competição a nível nacional e internacional do segundo.
Uma gama alargada de pranchas, um serviço personalizado, uma experiência ao mais elevado nível, uma marca nacional!
Na hora de comprar uma prancha de bodyboard, compre o que é nosso...

http://www.refreshboards.com/

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Douro Faina Fluvial


Douro Faina Fluvial from apreal on Vimeo.

Registo precioso de outros tempos, que devemos a Manuel de Oliveira.
Ao longo de séculos a este rio aportaram (e se construíram) muitas embarcações, sendo o comércio por rio e mar, fundamental no crescimento, afirmação e prosperidade da cidade do Porto e da sua região.
Por que razão não existe um museu marítimo nesta cidade?
Passado marítimo glorioso, história esquecida, valor perdido...(ou quase...)
 
Nota: pelo menos um espaço privado, interactivo e temático existe, o World of Discoveries, (junto à Alfandega do Porto) e que vale a pena visitar!
Ver aqui


sábado, 16 de agosto de 2014

Sailing across the Atlantic



Aventuras pelo Atlântico Norte de Arved Fuchs e da sua equipa, a bordo do Dagmar Aaen, senhor veleiro de 80 anos...

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Deutsches Museum

O que é que o Deutsches Museum tem a ver com a vela?
Eu explico...
O Deutsches Museum é simplesmente o maior museu do mundo de ciência e tecnologia com mais de 100.000 objectos (só 25% em exibição...) com cerca de 50.000 m2, por onde se espalham as mais de 50 áreas temáticas... Seguramente um dos mais importantes museus do mundo nesta área! 
Aviação, viagens espaciais, máquinas de vários indústrias (energia, metalomecânica, têxtil, gráfica, cerâmicas, etc), telecomunicações, transportes, instrumentos musicais, medicamentos, astronomia, nanotecnologias, informática, muitos outros domínios, equipamentos interactivos a perder de vista, um monstro de um museu que exige uma selecção criteriosa do que se pretende ver melhor, e depois correr, correr...
Mas o que me leva a referi-lo neste blog é a sua área temática relacionada com a navegação marítima...
Para nós que não somos nem vivos nem mortos (lá dizia Platão), uma perdição! Depois de entrarmos na área marítima (logo à entrada do Museu!), não queremos de lá sair e só depois de nos cortarem as amarras é que nos conseguem rebocar para outro lado...
Na grande sala e no centro, o veleiro pesqueiro "Maria" e ao lado, um barco moliceiro da Ria de Aveiro! (temos que mandar um barco rabelo...).
E muitas outras embarcações, submarinos, maquetes, objectos e equipamentos marítimos, tecnologias, se espalhavam por todos os cantos e recantos, motivo para estar ali o dia todo...
Mas o museu não é só isto... Existem outros locais mágicos, aviões, motores, carros, máquinas... um mundo, em especial para quem gosta de tecnologia e engenharia.
Miúdos de todas as idades...se espalhavam por todas as salas. Muitos equipamentos interactivos,  muitos grupos de jovens a assistir a explicações sobre tecnologias e máquinas. Preocupação de fazer um museu para motivar e ensinar é evidente. As coisas não acontecem por acaso...
Se tiverem oportunidade, não deixem de visitar! É uma visita verdadeiramente obrigatória e praticamente justifica a ida esta cidade, mais conhecida pela suas famosas cervejas...o Bayer de Munique e o Parque Olímpico.
Mais informações: aqui
Videos: aqui
 




 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ventosga na costa, bricolage no Bogavante

A empreitada começou na tarde ventosa de ontem e só acabou hoje quando a chuva começou a cair...
Tirar os aros, limpar, colocar mastic, voltar a colocar os aros, aparafusar...
Obra perfeita? Assim esperamos!


sábado, 9 de agosto de 2014

Pelos lagos da Baviera

Nem sempre à beira mar vivem os que mais gostam da vela e os que mais prazer tiram da presença da água...
Os lagos da Baviera, a sul de Munique, ao longo dos Alpes e até à Suíça, são disso um bom exemplo.
Milhares de veleiros de todos os tamanhos se espalham pelas suas margens, windsurf, kayaks, equipamentos, restaurantes, hotéis, bares, parques de campismo, praias fluvais, excelentes jardins e relvados, milhares de km's de percursos para caminhadas ou bicicleta, tudo sinais de quem profundamente valoriza o seu território, a prática desportiva e de lazer ao ar livre.
Rios, ribeiras, lagos, povoações, floresta, campos, montanha, paisagens de encantar, cidades e costumes bem conservados.
E a simpatia que deixa admirados os menos avisados, característica destes povos da Baviera, a quem se chamam latinos da Alemanha.
 
 Ammersee
Bodensee (Lindau, Meersburg, Konstanz)
 Zurichsee