terça-feira, 14 de abril de 2015

A grande aventura...construção de um Emma Maersk em casa!

Meter mãos a uma obra desta envergadura, ocupar uma divisão da casa, muitos horas de dedicação, ouvir a família... os amigos não ligados às cousas do mar a olharem de lado...
Obra em vista do nosso amigo Rui do Salpico III, que não satisfeito com o seu brinquedo de 10 metros, vai passar a ter outro de quase 1,5 metros...

Será um modelo rádio comandado, tentando ser o mais semelhante possível com o navio real (Emma Maersk), pois está a ser construído sem projecto de pormenor, apenas com base nas cotas do tamanho real, fotos e os tamanhos standard dos contentores.
Até agora tem corrido bem a construção, às vezes no "faz e desfaz", resultando no geral num navio bem parecido ao real.
O molde foi feito em poliéster, sendo depois fibrado com resina. O convés e superestrutura em madeira prensada desde 0,8 a 1,5 mm, leme  compensado contraído em alumínio, hélice de bronze de 3 pás. Estou a tentar fazer uma hélice de 5 pás para ser como o original, mas não está fácil... O veio em inox de 4mm com manga de 8 x 300mm  para que o motor se posicione por baixo do casario.
Comprimento total:1.300 mm

Ficamos a aguardar agora o momento de lançamento à água e que este seja entre as embarcações dos amigos da vela que não deixarão seguramente de fazer as honras a tão grande obra!
Caro Rui, a "coisa" não anda por força do vento, mas mesmo assim, bons ventos!

Sem comentários:

Enviar um comentário