domingo, 28 de junho de 2015

Espírito do Infante...na Regata do Infante!

É isso mesmo... o espírito do Infante.
Perdoem os seguidores deste blog, mas como em tudo na vida, a realidade também depende dos olhos de quem a vê...
Juntar os bravos e menos bravos, os que gostam do mar e da vela e não só os que gostam da competição, embarcações de todos os tamanhos e ambições (uma homenagem aqui à mais pequena embarcação de cruzeiro presente, o PEPAJO, um Edel 5 de 18 pés), mobilizar uma comunidade para uma regata em que pode ser tão importante só estar e festejar como competir, "energizada" por um nortada como deve ser, digam lá se isto não tem o "dedo" do Infante?
Saber agregar vontades e saberes diversos para uma epopeia superior...este espírito estava lá, Viva a vela, viva o mar!
Um festa da vela com mais de 30 embarcações, uma dezena das quais com presença habitual ou pontual nos percursos dos amigos da vela que neste blog muitas vezes registamos. Grandes e pequenas, novas e menos novas, de regata ou cruzeiro, tudo cabia lá!
Largada ao largo da Praia de Matosinhos pelas 11:00H, rumo à boia da Madalena a sul do Douro, depois bolina para a entrada da barra com já vento na ordem dos 15 nós. Entrada na barra, subida triunfal e calma pelo Douro acima, empurrados pela brisa, com tempo para brincar, comer uma sandoca, abrir e partilhar umas cervejas cuidadosamente armazenadas no dia anterior (quem vai ao mar avia-se em terra...)
E no fim desta subida desde a Foz, a chegada à Ribeira, uma paisagem urbana sem igual no mundo. É de facto um privilégio ver tão fantástico cenário e então com tantas embarcações e velas...
Finda a 1ª etapa, a 2ª etapa teve início ao largo da Afurada por volta das 15h00. Ventos já na ordem dos 17, 18 nós e uma vez ou outra acima, obrigou já a uma navegação robusta, mas que nem à embarcação mais pequena criou complicações (esta malta do norte é rija...).
Chegada a Leixões, confraternização no Sport, seguindo-se a comunicação de resultados e a entrega dos prémios.
Parabéns à ANR e ao Sport pela iniciativa!
Venha a 6ª Regata do Infante!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

uma regata muito especial...
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário