quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Paixão pela vela, história da primeira volta ao mundo em solitário



Na sequência do último post neste blog sobre o artigo do jornal EXPRESSO, hoje é  a vez deste documentário histórico da primeira volta ao mundo em solitário.
1000 vezes já visto, 1000 vezes se há-de ver...

2 comentários:

  1. Caro Francisco:
    Sou grande admirador do Bernard Moitessier. Tenho os seus três livros (La Longue Route - justamente sobre esta regata, - Cap Horn a La Voile e não me lembro do nome do terceiro) e também um vídeo sobre a sua vida. E, de facto, aprendi bastante com ele, sobretudo sobre auto-confiança e humildade.
    Apesar disso, reconheço que andar no mar tanto tempo sozinho (e uma volta ao mundo naquela época era muito tempo e muita solidão), enlouquece as pessoas. No final do "La Longue Route" ele já está um bocado "passado"... e por isso borrifou-se para a regata e continuou pelo Indico até ao Tahiti... já acreditava que era um bocado sobrenatural...
    Mas também ele tinha o seu ìdolo; e este era o primeiro homem a dar a avolta ao Mundo em solitário, um americano chamado Joshua Slocum, em honra de quem o Bernard baptisou o seu barco.
    O Livro deste homem, (Sailing Alone Around the World), que inspirou o Bernard, é o que estou a terminar nesta altura. A sua viagem decorreu nos finais de 1898 e, ao contrário da do Bernard, teve várias escalas.
    Apenas deixo mais um Comentário elucidativo: Algumas das pessoas que ele conheceu durante a viagem, (incluindo um tal Kruger na Africa do Sul - sim o do parque), afirmavam que ele tinha dado "Uma Volta NO Mundo e não uma Volta AO Mundo... sim porque o Mundo é Plano... não é redondo...".

    Abraço,
    Mário

    ResponderEliminar
  2. Viva Mário, também já li os livros e o primeiro há muitos anos foi o de Hoshua. Míticos...como disse... lemos 100 vezes e mais 100 vezes haveremos de ler...

    ResponderEliminar