quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Bogavante, Ria de Vigo - Leixões, 8 de Agosto

Regresso a casa...
13 horas de viagem, com saída pelas 9h00 de Moaña na Ria de Vigo e chegada a Leixões às 22h00, num total de 72 Nm, com os "patrões" do Bogavante mais "patrão" do Athena de boleia.
Mar de pequena vaga abaixo dos 1,5 metros, vento fraco na maior parte do percurso que implicou a chamada ao serviço do famoso vento do porão para se conseguir manter uma média mínima de 5 a 5,5 nós. Só a sul de Viana o vento entrou a valer durante 1,5 a 2 horas, 18 a 25 nós de noroeste, durante grandes períodos acima dos 21, permitindo à popa folgada e com o pano todo em cima uns "surfs" sucessivos levando a formosa nau a pontas acima dos 10 nós... Veio mesmo a calhar este ventinho, pois a adrenalina foi outra e foi possível recuperar o tempo perdido na longa espera pelo anunciado vento de 10 a 12 nós dado pela previsão meteorológica.
Como veio o vento, assim se foi.... Depois daquele período áureo de surfadelas sucessivas com tudo a favor, vento e vaga, o vento começou a baixar, a baixar, de tal modo que pelo través da Aguçadoura se teve que chamar ao serviço outra vez  o vento do porão. Daí até Leixões, um salto de pardal que no mar e num veleiro ainda é uma eternidade... o dia caiu e a noite chegou mais cedo por força de um céu carregado de fumo dos incêndios que alastravam em todas as serras e montes que se viam na costa desde Caminha. Terrível, terrível mesmo, uma desgraça, sinal de um país que ainda não conseguiu gerir e proteger devidamente os seus recursos naturais.
A Leixões se chegou já de noite, fresca e húmida, em total contraste com o calor sufocante quando colocamos o pé em terra. Parece que mudamos de mundo...
Regresso realizado, mais um dia no mar, viagem cansativa mas prazenteira, para recordar e repetir.
Viva o mar...
Ria de Vigo, Ilhas Cies ao fundo
 Ilhas Cies
Ria de Baiona
Ilhas Cies
Entrada para Baiona
Rumo a sul, Monte de Stª Tecla ao fundo
Cabo Silheiro para trás
La Guardia
Forte Ínsua na Foz do Rio Minho
Vila Praia de Âncora
Serra de Stª Luzia em Viana do Castelo
Esposende
navegantes, uns para cima outros para baixo...
Arriba Fóssil em Esposende
Torres de Ofir
céu cheio de fumo
Póvoa de Varzim
 Leixões, torres da Petrogal na proa
 nascer e pôr de sol nas nuvens de fumo
Luzes da refinaria em Leça
 Farol de Leça
Entrada em Leixões

Sem comentários:

Enviar um comentário