terça-feira, 22 de maio de 2018

Percurso à vela Leixões - Vila do Conde


O cronista de serviço desta vez não foi a bordo, ficando em terra por motivo de superiores serviços, pelo que a história que aqui se escreve foi construída pela sua própria imaginação, pelos relatos dos nobres marinheiros que a bordo seguiram na digníssima armada que aos mares e terras de Vila do Conde aportou no passado Sábado desde os mares locais de Leixões, e claro, pelas fotos que as modernidades dos telemóveis permitiram tirar (fotos Carlos Neves).
Rezará a história que os Deuses foram bem bondosos com estes bravos, proporcionando um dia para verdadeiro passeio no mar com a colaboração do vento do porão para norte e uma brisa de noroeste para sul, sol pelo caminho todo e vaga que nem nos lagos do Parque da Cidade desta mui nobre, leal e invicta cidade do Porto.
3 veleiros, Koi, Txantxico e Orion II mais Horus representado a bordo, constituiu a famosa frota que a Vila do Conde aportou, entrando num canal estreito de acesso e amarrando de braço lado na marina perto de réplica de nau quinhentista que nos recorda a gloriosa epopeia da história marítima dos nossos antepassados.
Tempo de almoço e de boa conversa, e antes da partida, brinde a bordo do Mágico que fez as honras dos amigos daqueles mares (grande abraço comandante!).
Saídos em segurança e empurrados por brisa do norte, a Leixões os formosos veleiros chegaram imaculados sem encontros com monstros ou sereias. Mais um dia para recordar e para sonhar...

barra de Vila do Conde
 a mui nobre tripulação a bordo
 e à mesa...Bom Ano!
e antes da saída...
reforço para a longuíssima viagem de regresso
(a bordo do Mágico... abraço, amigo comandante!)
 Saída da barra
e assim rezará a história...
Bons ventos!

Sem comentários:

Enviar um comentário