terça-feira, 26 de junho de 2018

Volvo Ocean Race chegou ao fim



Meses de navegação à volta do mundo, um esforço imenso, umas imagens fantásticas, uns veleiros com uma performance excepcional.
E a par das sete equipas e das dezenas de tripulantes a bordo e muitos mais em terra das equipas de apoio, centenas de milhares viviam intensamente esta regata no pequeno êcran do PC, tablet ou smartphone... Onde estão, como estão os ventos, quais as opções que vão tomar...
A regata acabou com Dongfeng Race Team no primeiro lugar do pódio, após uma opção táctica nesta última etapa que deu certo e que lhe permitiu ultrapassar nas últimas milhas as equipas que iam à sua frente.
Mapfre em segundo, Team Brunel em terceiro, as 3 equipas líderes. Honra às restantes entre as quais a Turn the Tide on Plastic, que também com bandeira portuguesa na sua popa e com uma equipa com menos experiência, andou muitas centenas de milhas na luta taco a taco com as equipas com mais pergaminhos. 
Uma morte a lamentar, algumas reflexões a fazer no futuro sobre o risco a que estão sujeitos os tripulantes por navegarem em veleiros com um convés tão exposto aos elementos em mares tão difíceis e longínquos. Mas quem não gosta de ver aquela água a varrer tudo, aquelas velocidades loncas?
Mas se não houver  risco não há magia... se não houver espectáculo e competitividade, não existem audiências e se estas não existirem ...
A ver vamos ...


Sem comentários:

Enviar um comentário