Origem sueca como nível a que nos habituaram os nórdicos. Será por causa do frio que trabalham tão bem? Cá neste país desorganizado, bem que precisávamos dum frio daqueles durante uns anos para colocar esta malta na ordem... melhores dirigentes, melhor organização, a causa comum melhor defendida, mais transparência e mais democracia, mais sustentabilidade, muito mais riqueza... e depois que viesse o calor e o bom tempo outra vez, podia ser que a "herança" durasse muito tempo...
Neste fluxo tenso do tempo, duas opções estão ao nosso alcance: deixá-lo correr e esgotar-se por si, ou pará-lo e partilhá-lo quantas vezes o pudermos fazer... Na primeira hipótese, pouco haverá para recordar ou ter saudade.... Na segunda hipótese, imensas histórias serão criadas e revisitadas ao longo da vida, que por sua vez nos desafiam a novos momentos, novas experiências, criando novas histórias, num longo caminho comum dos que o ajudaram e ajudam a fazer, e que se alimenta de alegria, partilha e amizade.
E neste sábado passado, o tempo parou mais uma vez para um dia fantástico no cais e no mar... Como o vento se fez dorminhoco e só se dignou aparecer de tarde, o bricolage e a conversa foram reis durante a manhã, a que se seguiu almoço no famoso Club Nautic Brise de La Mer.
De tarde o vento do quadrante norte apareceu e um percurso à vela de Natal se pode fazer como manda a tradição, com os veleiros participantes com bandeira dos AdV ao alto e gorro de Pai Natal na cabeça de cada um dos tripulantes a rumarem a oeste até uma boia que se pôs a andar...quando os primeiros já se aproximavam... (já não há respeito...). E no Douro os amigos do Pajim, impedidos de sair da barra, não deixaram de fazer também o seu percurso com os Pais Natais a bordo...
Regresso, porto de honra ao ar livre a bordo na marina, deixando-se a noite cair e as luzes de Natal iluminarem os veleiros Moby Dick e Kadiir, coisa inédita em Leixões e que mereceram a concordância de todos os amigos: veleiros tão belos assim, nunca se viram nestes mares.
Para o ano vai haver concurso de beleza...
Caros leitores e seguidores deste blog, amigos da vela destes mares e de além mares... um Feliz Natal!