domingo, 13 de junho de 2010

Roberto (Beto) Pandiani

"Em 1994, aconteceu a expedição “Entre Trópicos“, que saiu de Miami e chegou à Ilha Bela, no litoral de São Paulo, e levou quatro velejadores durante 289 dias no mar, em dois catamarãs sem cabine de 21 pés. A segunda viagem foi a “Rota Austral“, realizada de 2000 para 2001, no mesmo tipo de embarcação sem cabine, numa extensão de 4.500 milhas. A equipe saiu do Chile e passou pelo lado externo do Cabo Horn, até chegar ao Rio de Janeiro, outra viagem com roteiro inédito.
No ano de 2003, na “Travessia do Drake”, viagem também em um catamaran de 21 pés, o primeiro barco sem cabine alcançou a Antártica.
Em 2004, “Atlantic 1000”, a regata de 1000 milhas na costa leste americana foi concluída com êxito, e, no ano de 2005, a expedição “Rota Boreal”, percorreu-se, de Nova Iorque à Groenlândia, uma distância de 5.500 km.
Nos anos de 2007 e 2008, juntamente com Igor Bely, realizou a “Travessia do Pacífico”, a mais longa de todas as viagens. Foram 120 dias entre o Chile e a Austrália em um catamaran sem cabine de 25 pés."

O que se seguirá mais? Fantástico velejador, marinheiro e aventureiro, cujas travessias muita gente fará sonhar. A merecer uma demorada visita ao seu site http://www.betopandiani.com.br/

2 comentários:

  1. Tive o grato prazer de conhecer o "Bétão" em 2000. Ele veio a Lisboa integrado na tripulação do "Hozoni", para fazer a viagem rumo ao Brasil comemorando o 5º Centenário da Descoberta. No meu blog http://joao-carioca.blogspot.com/ contei essa travessia e outros encontros. O Bétão é um PERSONAGEM e pêras. Fui acompanhando ao longo dos anos as suas aventuras e no Brasil está a par do Amyr Klink em popularidade no meio náutico e não só!
    Quero agradecer a lembrança que faz de um marinheiro a sério.
    João Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  2. Viva! Obd pelo comentário e pela indicação do seu blog que já coloquei na lista. Quanto a Bétão, é verdadeiramente um caso notável!
    Bons ventos!

    ResponderEliminar