quarta-feira, 24 de junho de 2015

Txantxico, pelos mares de Leixões


A história existe e neste blog foi aqui contada, a viagem do TXANTXICO, ETAP 28i que pela mão de Pedro Reis, seu novo e feliz proprietário, veio de águas galegas para as águas da Póvoa de Varzim. 
E da história narrada em 1ª voz pelos protagonistas da viagem, uma promessa foi feita aos Amigos da Vela: uma descida às águas de Leixões! Promessa feita e cumprida de forma brilhante este Sábado!
Mobilizados os amigos da vela possíveis nesta época já de quase férias e fins de semana de praia com a família, foi combinado um percurso à vela muito especial: TXANTXICO saía da Póvoa às 9:00 em direcção em Leixões (12 milhas náuticas), de Leixões sairíam os veleiros para Norte até ao seu encontro! Bogavante  (com Salpico III representado a bordo), MINI e Hurry Can, foram as embarcações que aceitaram o desafio!
E para este percurso à vela e para a estreia do TXANTXICO em águas mais a sul, o dia não podia ter sido melhor! Vento leste, sol radioso, vento quente, de tal modo que em t-shirt se velejava debaixo de vento acima dos 15 nós, com rajadas de 17, 18 e por vezes a rondar os 20 nós, coisa rara cá no norte em que o Verão só se encontra na recato da marina ou da praia...
9:20 H, saída da bacia de Leixões com um riso na grande e a genoa parcialmente enrolada.
Foi 1 hora de rápida navegação até se atingir pelo través Vila Chã (a 7 milhas de Leixões), local onde se deu o ponto de encontro entre BOGAVANTE e TXANTXICO que a bordo trazia representantes do ORION de Leixões e OLIMAC da Póvoa. Saudações, virar de bordo, rumar para Leixões!
Leste na ida, leste na vinda, coisa rara, pois normalmente o regresso é já com noroeste...
Leste que esmorecia de vez em quando, e que acabou por desapareceu por completo por volta das 11h30, deixando MINI, BOGAVANTE e TXANTXICO a pairar juntos por uns bons 20 minutos. Quando todos esperavam o norte, até para refrescar, eis que o leste aparece outra vez! Mais um largo, por vezes bolina folgada, em direcção a Leixões, onde se chegou uns minutos antes das 13:00H, debaixo de um calor imenso.
Embarcações amarradas, a AG teve início à volta da mesa onde se procedeu à admissão destes novos associados..., brindando-se aos amigos presentes e ausentes. Depois do almoço, romaria ao TXANTXICO, onde, no meio de alegre conversa de mar, foram abertas finalmente as garrafas de espumante prometidas!
Promessa comprida, tributo pago aos deuses, bem vindos!

 Póvoa com zoom 50 x
uma vela ao fundo...
com zoom, quem vem aí?
já próximo!
TXANTXICO

Sem comentários:

Enviar um comentário