terça-feira, 2 de maio de 2017

Freya, 1984, um Colin Archer, Parte I


Freya é o seu nome, nasceu em 1984 e faz parte de linhagem famosa que remonta a 1832, ano em que nasceu Colin Archer na Noruega. Filho de emigrantes irlandeses que 7 anos antes tinham escolhido a Noruega para viver, Colin Archer veio a tornar-se um famoso arquitecto naval criando embarcações históricas com um design intemporal, que ainda hoje são uma referência na durabilidade e segurança, e muitas delas com histórias famosas (ver aqui)  No século XX muitos dos seus planos possibilitaram a construção de novos veleiros de lazer sendo nos dias de hoje uma referência nos clássicos. E no meio destes todos, um deles veio parar à Póvoa e às mãos do nosso amigo da vela, Camilo Pereira, que se lançou à demanda de lhe dar nova vida!
E melhor que palavras, aqui partilhamos muitos dos registos fotográficos que têm sido efectuados ao longo desta fantástica epopeia.
É um privilégio assistir a esta fantástica recuperação, será um privilégio maior assistir ao bota abaixo, e maior ainda ver as velas ao vento e à sua esteira pelos nossos mares.
Bons ventos Freya e bons ventos amigo Camilo!
E que grande festa os Amigos da Vela vão fazer...


Sem comentários:

Enviar um comentário