sábado, 30 de março de 2013

Volvo Ocean Race, novo veleiro em construção

Já em Dezembro tinhamos colocado  uma notícia sobre este assunto. O novo veleiro está a ser construído por todo o mundo sobre a orientação do gabinete Farr Yacht Design: o casco em Itália, o deck em França, o interior no Reino Unido, mastro na Nova Zelândia, e por aí fora!
Periodicamente são dadas notícias sobre o desenvolvimento deste processo e é da Nova Zelândia que vem o último vídeo!
Aqui vai!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Gunfleet, Tony Castro

Gunfleet, nome do novo estaleiro britânico que conta na sua equipa de eleição com o famoso arquitecto naval português Tony Castro, também responsável pelo seu último lançamento o Gunfleet 58.
Estamos a falar de veleiros de cruzeiro de topo de gama, de interiores luminosos e super confortáveis, qualidade irrepreensível, simples e fáceis na mareação, e de alta performance. E com um design a marcar também a diferença para o segmento alvo.
Vídeo do 58 pés ainda não se encontra na "cloud", mas o que existe do 43 pés já ilustra bem a receita...Basta imaginar!
O Gunfleet conquistou o World Premiere no último salão de Dusseldorf.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Windsurf Cervantes Speed 2012



Windsurf, vela sem intermediários...
Sandy Point, um dos paraísos dos windsurfistas na Austrália com condições excepcionais de plano de água e vento para alta velocidade.


sexta-feira, 22 de março de 2013

Tornado



Tornado, o mais rápido catamaran de 2 tripulantes.
155 kg de casco, 6 kg de mastro com 9 metros de altura, grande com 16,61 m2, genoa com 5,33 m2 e um spi com 25 m2,  um cocktail explosivo....que tem que dar em velocidade!
Haja mãos para dominar a máquina!

http://www.tornado-class.org/

quinta-feira, 21 de março de 2013

Transat Bretagne - Martinique



Transat Bretagne - Martinique mais um regata oceânica em solitário no Figaro II.
Largaram no passado domingo e depois do temporal que passaram na Biscaia que obrigou à desistência de 1 dos 15 concorrentes, a "frota" já se distribui pelo Atlântico pela latitude da cidade do Porto à data da publicação desta notícia. 
Bons ventos e venham as fantásticas fotos e vídeos!

quarta-feira, 20 de março de 2013

The Atlantic Road




Atlanterhavsvein é uma estrada na costa da Noruega com cerca de 8,3 km de comprimento, que liga a ilha de Averoy com o território continental, atravessando um conjunto de ilhotas e rochedos através do mar.
Fazer a estrada de automóvel é "quase" como navegar... e em dias de temporal a experiência parece uma aventura, para delícia de muita gente e dos que gostam de fotografia!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Como passar com um veleiro debaixo de uma ponte...




Fácil...
2 toneladas de água distribuídas por 2 sacos (calculados para este veleiro), cada um deles dependurado a partir do topo do mastro. Cada saco está também ligado a bordo por outro cabo que controla o afastamento dos sacos em relação ao eixo da embarcação, fazendo variar o ângulo de inclinação (quanto mais afastados do eixo, mais a embarcação inclina). O ângulo máximo de inclinação fica limitado pelo comprimento do cabo que dependura os sacos e os cabos de controlo horizontais. Os sacos ao pousarem ou mergulharem na água,  reduzem a seu peso e como tal a força que fazem no topo do mastro, evitando que o veleiro se incline mais.
Pura física...
 

domingo, 17 de março de 2013

Vila Praia de Âncora


 

"...era a coisa mais linda que havia, parecia uma regata, tudo à vela..."

Histórias do mar, histórias das terras costeiras, história das suas gentes, a nossa história.

 

sábado, 16 de março de 2013

Kiribati 36, Roberto Barros Yacht Design



Longe das preocupações que andam pelos ventos da Europa, o Brasil mantem uma tradição náutica relevante, a que não é alheio os seus 8.500 km de costa, 21.500 km de águas interiores navegáveis e uma temperatura média anual de 24ºC... (fonte: http://www.acobar.com.br/, Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus implementos).
Um dado aqui referido e que merece destaque: uma embarcação de esporte, recreio e turismo se traduz na grande capacidade de gerar mão-de-obra, desde o projeto do barco, passando por sua construção, utilização e manutenção; e no movimento que produz em toda a cadeia náutica, criando sete postos de trabalho para cada barco produzido". Atualmente, o setor náutico brasileiro é responsável por milhares empregos diretos e indiretos, na sua maioria em empresas de médio e pequeno porte, pulverizadas por todo o país.
Seria suposto que um país como o nosso (Portugal) com área marítima per capita superior à brasileira e com toda a sua história ímpar de navegações por todos os cantos do globo e tecnologias pioneiras, mantivesse hoje em dia uma indústria relevante e que as "coisas" do mar ocupassem uma parte importante da sua vida presente. Nem uma coisa nem outra... É pena.
Mas voltemos ao motivo desta notícia: o Kiribati 36!
No Brasil existe também uma forte tradição de autoconstrução de embarcações, com diversos arquitectos e engenheiros navais disponibilizando projectos de veleiros de todos os tamanhos e para todas as aventuras!
O Kiribati 36 é um dos projectos mais recentes mas que incorpora milhares de milhas de experiência! Veleiro de 36 pés, de casco em alumínio, produto da empresa Roberto Barros Yacht Design , especialmente desenhado para grandes aventuras nas águas mais remotas do planeta, para tripulação reduzida, simples, robusto, de fácil manejo, manutenção e reparação, sem necessidade de peças especiais. Visão panorâmica desde a cabine, baixo calado, patilhão rebatível, interior cheio de arrumações e muito agradável. Grandes temporadas, grandes viagens!
Vale a pena ver o vídeo, e porque não, sonhar um pouco?
É o sonho que comanda a vida...

sexta-feira, 15 de março de 2013

Salvamento de um golfinho



Fantástico!
Um golfinho com uma das suas barbatanas presa com uma linha de pesca, que procura e aceita o auxílio de mergulhadores.
Criaturas que nos emocionam quando temos a sorte de cruzar com elas e que reagem aos nossos estímulos.
Revolta pensar que existe gente pelos quatro cantos deste mundo que as perseguem e matam,  ou que milhares delas morrem afogadas todos os anos nas redes da pesca predatória que se utilizam.
Como no caso da pesca à baleia, vale tudo para muita gente.

quinta-feira, 14 de março de 2013

III Regata do Infante adiada para 13 de Abril

Face à previsão meteorológica para o próximo sábado, a III Regata do Infante foi adiada para o dia 13 de Abril.
Notícia em SportVela
Apontar na agenda nova data!

quarta-feira, 13 de março de 2013

The calm before the storm


The Calm before the storm from Nico on Vimeo.

Infinity Expedition, um projecto mais que louvável que a fazer fé na datas de actualização do seu site ou blog, já não dá "prova de vida" desde 2011. Talvez tenha naufragado com a tempestade...
Infinity Expedition é o nome do veleiro de 36 metros que vemos no vídeo (promocional) que nos desafia ... "Quit your stupid job already and come sailing".
Se pudesse trocava "your stupid job", por "your stupid crisis...". Quanto ao "...come sailing", 100% de acordo!
 
Nota: não é para servir de mau augúrio... mas a previsão do tempo para o próximo fim de semana parece que não trás boas notícias para quem quiser velejar pelas costas deste Atlântico...

segunda-feira, 11 de março de 2013

Sunfish



Sunfish é considerado o mais popular veleiro de vela ligeira dos USA com mais de 500.000 exemplares produzidos desde 1950 em todo o mundo! Uma marca difícil de alcançar!
Simples, de fácil conservação, transporte e montagem, elevada estabilidade, rápido, boas planadelas... características que fizeram deste pequeno veleiro  uma fórmula de sucesso que durou décadas, cruzou gerações e ainda está para durar!

http://www.sunfishsailboats.com/history.php

http://www.laserperformance.com/sunfish/home

http://sunfishclass.org/

segunda-feira, 4 de março de 2013

Rustler 24


Rustler 24 from Jack Collins on Vimeo.

This is a song for anyone... be happy!

Rustler 24, "produto" de eleição do estaleiro Rustler Yachts.
"Beautiful Yachts, beautiful built" é o slogan...deste estaleiro do Reino Unido que faz veleiros dos 24 aos 58 pés e que trata cada obra que sai das suas mãos como se uma obra de arte se tratasse.
Um design do início do século passado, quilha longa, mas um day boat construído na nossa época, com as tecnologias e materiais actuais.
A sua elegância é que não é de agora, nem do passado, é eterna...

sábado, 2 de março de 2013

Percurso à vela

"Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio"
Albert Einstein

E nos tempos que correm...

E assim foi mais dum dia de vela.
Leste de manhã conforme prometido e depois a rondar para norte caindo pela hora de almoço.
Deu para ir à bóia da Madalena e fazer 2 horas de navegação pelas águas de Leixões e Douro.
Muitos amigos na água, Moby Dick, Swallow, Hurry Can, Salpico III, Pajim, Kikas, Athena, Anthinea, Thalassa, Enalus, Voga, Le Petit Prince e Horus representados a bordo, mais amigos de Almada, fiéis seguidores do blog pelas terras do sul, também a bordo. Bem vindos!
E no fim, o alegre convívio à volta da mesa e na marina.
Boa conversa, bons momentos, venham os próximos!
 


sexta-feira, 1 de março de 2013

Percurso à vela, este sábado

No sábado passado foi preparação...
Amanhã é a valer e no mar...
É o percurso à vela de amigos da vela de Leixões e do Douro. E para participar basta aparecer!
 
O programa é o costume:
 - 10:00h encontro na marina Porto Atlântico junto ao Sport
 - 11:00h largada na saída da bacia de leixões (percurso: a definir com duração de 2 a 3 horas)
 - a partir das 13:30h / 14:00h, almoço para balanço...
 
A previsão meteorológica com quase 30 horas de antecedência, aponta para vento leste durante toda a manhã com vento médio na ordem dos 9 nós, rajadas inferiores a 14, vaga inferior a 1 metro. Céu geralmente nebulado, temperatura do ar abaixo dos 14ºC, temperatura da água abaixo dos 13ºC, um "bom" tempo para velejar (os nossos amigos do hemisférico sul até devem ter arrepios só de ler...).
Para os amigos do Douro a maré conta, pelo que se informa que baixa-mar será às 12:51h (Leixões)
 
Aos amigos que vão para o mar amanhã, bons ventos!