sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Dji. Death Sails


Dji. Death Sails from simpals on Vimeo.

Banda desenhada, desenhos animados.
As aventuras de Corto Maltese, o famoso marinheiro e aventureiro, personagem criada por Hugo Pratt em 1967 (data da 1ª publicação), teve e continua a ter uma legião de seguidores por esse mundo fora.
Mas deixando o Corto Maltese para outras leituras ou visualizações, de forma esporádica aparece um trabalho ou outro de desenho animado com pessoas e histórias do mar. Aqui vai um, recentemente publicado, bem feito e com bastante piada. Marinheiro é duro de roer...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mar à vista!




Poderia ter sido verdade mas não foi.
Mas há dias em que o mar se consegue avistar a aproximadamente 60 km de distância, do ponto mais alto da Serra do Marão, a 1416 metros de altitude (Senhora do Marão).
Em visita recente no âmbito de uma "navegação" a pé  pela serra acima em dia de boa visibilidade neste mês de Janeiro, foi possível avistar a olho nu a antena de telecomunicações de Vila Nova de Gaia. Com zoom foi possível registar com nitidez o avistamento. A segunda mancha escura de lá para cá é a Serra de Valongo e o intervalo entre as duas manchas é o vale do Rio Douro.
Talvez na próxima visita...
Do lado do mar e a curta distância de terra ao largo da barra do Douro, a vista da antena é assim...e pela sua posição e do edifício mais elevado em V.N. Gaia, é possível tirar um azimute para o topo da serra, e quem sabe, em dia limpo e a umas boas milhas ao largo da costa, avistar as antenas e a capela da Senhora do Marão lá no alto...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Volvo Ocean Race chega a Sanya!



5000 milhas de navegação nesta 3º etapa desde Abu Dhabi a Sanya não foram suficientes para separar as 6 equipas na água que chegaram com apenas 5 horas de diferença! Parecia um cruzeiro em frota...
Ventos fracos ou ausentes, correntes contrárias ou a favor, a sorte e o azar, os pequenos pormenores e pequenas decisões, mil e um factores que justificarão os "minutinhos" de diferença entre as equipas... Afinal o que são 5.000 milhas? É já ali...
No vídeo, a  chegada da equipa de "nuestros hermanos" MAPFRE, que demorou 23 dias, 18 horas e... a chegar a Sanya (média aproximada de 9 milhas por hora), ficando em 4º lugar, à frente do Team Brunel e do Team SCA.
Dongfeng Race Team, a equipa da casa, chegou em 1º lugar e passou a liderar a prova.
A acompanhar!


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Rambler 88, uma nova estrela para levar os troféus para casa?



Para as grande regatas como a Transatlantic Race 2015.
Optimizado na velocidade e no handicap (IRC), capaz de passar os 40 nós no limite de controlo, o seu proprietário, projectista e toda a equipa pensam vencer os veleiros maiores em competição como o recente Comanche.
A Transatlantic Race 2015 larga de Newport entre os finais de Junho e início de Julho e ruma ao sul de Inglaterra num percurso de 2800 milhas.
 

domingo, 25 de janeiro de 2015

Mais um percurso à vela!

O que se leva desta vida é a vida que se leva...
Bom convívio no mar e no cais, velas em cima, conversa da boa, dia feliz.
9 veleiros na água, mais 3 veleiros representados a bordo e mais 1 ao almoço, muitos amigos da vela de Leixões e Douro. Pela marina (Marina Porto Atlântico) alguns amigos mais foram aparecendo ao longo da tarde e alguns, com muita pena, em casa "fechados" à conta da gripe... As melhoras!
Foi o 1º percurso à vela de 2015 dos Amigos da Vela, iniciativa que já vai no seu 7º ano!
11:00H, como de costume estavam todos (ou quase todos) na bacia para largar, mas foi preciso chamar o vento de porão para colocar as embarcações lá fora, onde, em mar aberto, um vento fraco de leste apareceu. O objectivo era rondar a boia da Madalena (boia que assinala o tubo adutor da praia da Madalena,  a cerca de 3 milhas de Leixões), pelo que foi necessário uma navegação à bolina, uns por dentro (mais próxima da costa), outros por fora. Pelo través da barra do Douro o vento começou a cair e para espanto de todos, lá à frente, da boia da Madalena só restava o lugar, a marca do GPS ou seja nada... (já foram duas boias, passou a uma, e agora até esta desapareceu também!). Foram dar à praia? Desapareceram? Estão para reparar? Ao menos coloquem lá uma...
Não havia alternativa! Rondar a boia virtual... e regressar a Leixões.
O vento caiu, o tempo ficou mais quente, uma ondulação um pouco desencontrada ao largo da saída do Douro, calmaria quase total. Mais próximo de Leixões, entrou um vento de noroeste, muito fraco, insuficiente para levar as embarcações a bom porto e aos seus tripulantes à mesa...
Vento de porão outra vez...
Almoço, marina, conversa, arrumar embarcações, bricolage de última hora, conversa, só a noite nos empurrou dali para fora e o "rolo da massa" também...
Viva a vida!
 

 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Connecting Açores


Connecting Açores from Marimagens on Vimeo.

Video já com 2 anos de publicação, mas que relata uma aventura intemporal de navegação em windsurf pelas 4 ilhas do Grupo Central dos Açores!

"3 dias foram necessários para Filipe Palma, Miguel Dória, Armindo Furtado e Nuno Braz de Oliveira ligarem as ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira, numa distância total de 97 kms. A navegação para unir estas ilhas de rara beleza decorreu, na maior parte do tempo, em condições de vento e mar extremamente difíceis. Uma direcção de vento desfavorável e intensidade forte impediram os 4 velejadores de, nesta fase, alcançarem a ilha Graciosa"

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Volvo Ocean Race: largar âncora no meio da regata...



Desespero... no wind!
E quando a corrente os empurra para trás, não há solução senão largar a âncora no meio do estreito de Malaca
Coisa estranha para quem gosta de andar sempre a altas velocidades...

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Percurso à vela, próximo Sábado, dia 24 em Leixões!

Os "Amigos da Vela" vão entrar no seu 7º ano dos percursos à vela, tantos quanto este blog que dá voz a esta comunidade de interesse que gosta da vela, das coisas do mar e de uma boa conversa no cais!
7 anos, como eles passam depressa...
A previsão do tempo é, a esta data, favorável para sábado, pelo que se espera uma excelente manhã de vela e um dia de bom convívio!
E como de costume, para participar basta aparecer!
Os que ainda nunca participaram são bem vindos! Devem parecer na Marina Porto Atlântico, aparelhar a sua embarcação  que deverá estar pronta para iniciar o percurso a partir da saída da bacia de Leixões às 11:00H. No cais, antes da largada e a partir das 10:00H, o movimento que virem à volta dos veleiros, com quase toda a probabilidade é dos amigos da vela...
Aos do costume, recomenda-se que convidem e levem um amigo a bordo para o introduzir nestas supremas artes de velejar e de bem conviver à volta das coisas do mar! Aos amigos que são do Douro, já sabem, 11:00H na saída da bacia.
Quanto ao percurso, no momento se combinará o que poderá ser feito, dependendo das condições atmosféricas, trocando-se a informação previamente no cais e depois no canal 9 VHF. Como de costume será para 2 a 3 horas de navegação à vela, de modo a que todos estejam na marina às 14:00H.

Vamos ao resumo!
10:00 H Encontro no cais (Marina Porto Atlântico em Leixões)
11:00 H Largada às 11h00 na saída da bacia de Leixões

Bons ventos para os amigos da vela!

E para recordar os tempos do primeiro percurso dos Amigos da Vela em Fevereiro de 2009, aqui estão fotos do acontecimento (curioso, não só os amigos da vela ficaram melhores, mais experientes, como as embarcações cresceram...)
Não se pode deixar de recordar 2 amigos desses tempos e dos percursos à vela, Dato e Timo, infelizmente já falecidos.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Homem à água!



Quase a 20 nós, só adrenalina, mas uma "atravessadela" deita pela borda fora o skipper (que deveria ser a última pessoa a quem tal deveria acontecer).
10 minutos na água a 11ºC...e ficar no meio das ondas e vento, a ver a embarcação a afastar-se,  não deve ser muito boa experiência...
O resto da tripulação fez o que se esperava, tomar conta dos acontecimentos, procurar e resgatar o companheiro (mas 10 minutos na água fria parece uma eternidade...).

sábado, 17 de janeiro de 2015

Recuperação do Team Vestas Wind Volvo Ocean 65



Operações de recuperação e transporte da embarcação do Team Vestas Wind Volvo Ocean 65 desde o atol onde encalhou no Oceano Índico. A este hora, a embarcação vai a caminho de Itália onde vai ser reparado de modo a poder estar em Lisboa no próximo mês de Junho e participar nas etapas finais.
Pior que encalhar... é desistir!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Party Wave



Dia de chuva e ameaça de fim de semana igual, sem o bom sol das últimas semanas que tem tornado este Inverno mais alegre, talvez seja tempo de sonhar com o Verão e com as brincadeiras de mar...
Stand-up-paddle insuflável, um bom brinquedo para levar a bordo... e brincar nas ondas ou mar flat.
Tenho uma que nunca foi a bordo, mas acreditem que pela relação preço / utilidade ou prazer para toda a família, foi quase... a compra do século.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cursos de Marinheiro/Patrão Local e Patrão de Costa, Janeiro!

 
   
Caros amigos!
Ano novo, vida nova, há que ir para o mar!
Para uns a entrada no mundo náutico, para outros um up-grade de conhecimentos para acesso a mareações mais audazes...
Para todos seguramente uma oportunidade de aprender, de partilhar experiências, de relembrar, de fazer parte desta fantástica comunidade de pessoas que gostam dos barcos, da vela e do mar.
Não há como resistir...

"Orca"
 
Dias 19 e 20 de Janeiro começam novos cursos de Marinheiro/Patrão Local e Patrão de Costa organizados pela Escola de Navegadores de Recreio do Sport Club do Porto e superiormente monitorizados pelos amigos António Bento e Hugo Reprezas.

Mais informações e inscrições:
 
ou directamente para:
fornavre@gmail.com
António Bento: 936613453 ou 936613453
Hugo Reprezas: 917073785 ou 917073785

Para os novos "lobos do mar", bem vindos e bons ventos!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Skysails, energia do vento puxa cargueiros



Não é o regresso às caravelas... mas é o aproveitar a energia do vento com a mais inovadora tecnologia para se reduzir a nossa  terrível e insustentável  pegada ecológica.
 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

38 nós...Ragamuffon na Sydney - Hobart



100 pés de casco, área vélica que se farta, vento, muitas mãos a ajudar.
A perspectiva a partir da popa, um dos melhores lugares do mundo para se estar, fantástico!

sábado, 10 de janeiro de 2015

Tempestade no Cabo Horn



Na viagem de regresso da Antártica, o veleiro PODORANGE apanha uma tempestade a 100 milhas  ao Sul do Cabo Horn.
Ventos de 50 nós, tormentim e 4 rizos na grande...
Mas grande é o veleiro que navega nestas condições e ainda maior o estofo de quem vai a bordo...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

33 metros, novo recorde mundial, Nazaré!



Benjamin Sanchis vai entrar para o Guiness pela maior onda surfada, uma senhora onda de 33 metros!
Aconteceu no passado dia 11 de Dezembro na Nazaré (onde podia ser?), ultrapassando o recorde de MCNamara  com uma onda de 30 metros.
Coisa de gigantes...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Hashtag SAL Dia #12+1 - Desapego - 4K



Mais um vídeo dos nossos amigos do outro lado do Atlântico!
Parabéns e bons ventos para 2015! (e mais vídeos!).

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Volvo Ocean Race, 3ª etapa



Nestas horas ao longo da Costa do Paquistão, a Volvo Ocean Race continua, mas sem a embarcação do Team Vestas Wind, praticamente destruída quando encalhou num recife na 2ª etapa. O nosso amigo Mário do Mookie chamou-nos a atenção para a novidade: é que a embarcação vai ser reconstruída e colocada pronta a competir na etapa que parte de Lisboa! Grande obra!
E depois de uma largada calma e de dias também calmos de navegação, a "frota" tem que se virar pelo mar dentro para contornar a Índia e dirigir-se a Sanya na China.

A acompanhar: Volvo Ocean Race

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sydney - Hobart

Wild Oats cortou a linha de chegada em primeiro lugar, a 8ª vitória consecutiva, feito único nesta regata com 70 anos de existência.
Commanche, a "bomba maxi", novidade na regata, depois de uma largada do outro mundo, afundou-se num poço sem vento, sendo ultrapassado pelo veterano Wild Oats, nunca mais o conseguindo alcançar.
Com tempo corrigido o vencedor geral foi o veleiro Wild Rose, um veleiro Farr 43 de 29 anos, que não se livrou de uma quase "cambalhota" com o spi em cima, conforme o vídeo apresenta.
Quem quer andar depressa e arrisca muito...

.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Primeira saída de 2015!



Em grande!
Sábado, tarde de sol e um anoitecer lindíssimo.
Alguns amigos da vela, do Bogavante, Hurry Can, Orion, Koi (com Athena representado a bordo), fizeram-se ao mar com vento fraco mas suficiente para encher as velas.
Bolinas para norte, spi em cima, "downwind" até ao Douro, regresso à bolina ao pôr do sol e entrada em Leixões já noite franca.
Magia no mar, boa conversa no fim a bordo, no abrigo da noite fria que já se fazia sentir. Um bom tinto do Douro correu para se agradecer aos deuses o dia, e para se desejar um 2015 com bons mares e bons ventos.
Para já começou bem.
Bom Ano!

As 2 fotos anteriores da autoria de Eduardo Esteves (a bordo do Koi);
Todas as restantes fotos são da autoria de Francisco Alba