quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Sailing to Iceland, Erik Aanderaa


Que fantásticos vídeos, que imagens, que aventura, que navegações!
Thanks Eric, keep going, fair winds!

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Mais um sábado do nosso encantamento...

 


Primeiro, uma manhã de trabalhos... lavar o convés do Moby Dick...
Depois montar a vela grande, lavadinha, tarefa que sempre demora uma meia horita no mínimo...
E como a manhã já se esgotava e a tarde prometia algum vento, os amigos presentes rumaram ao Brise de la Mer para repor a conversa em dia e para abastecimento...
Depois de almoço foi só montar a genoa do Moby Dick, largar amarras da marina, abrir todo o pano na bacia do porto e "correr" atrás dos amigos que já se encontravam lá fora.
Navegação num dia belo vento qb, sol, mar azul e chão, golfinhos, rumo a oeste, a oeste... até a um cargueiro, que fundeado a umas 3 milhas(?) serviu de boia para se rondar e regressar a Leixões... 
Tarde bela...
E como é apanágio dos AdV's (Amigos da Vela), a tarde acabou em boa conversa a bordo e com brinde ao Neptuno...
O dia a deitar-se a noite a acordar...
Mais um sábado do nosso encantamento, viva a vida!




domingo, 3 de novembro de 2024

Percurso à vela_ 02 de Novembro de 2024

 


Mais um sábado de "Percurso à vela", mais um sábado do nosso encantamento...
Todos os sábados os auto-denominados Amigos da Vela aparecem na Marina de Leça (Leixões) para confraternizar e velejar, às vezes mais, às vezes menos, mas sempre presentes! E se o tempo está mau no mar, em terra o tempo está sempre de feição para um almoço e confraternização a bordo!
Quantas comunidades deste tipo conhecem, totalmente informal, inclusiva, de partilha e entre-ajuda em terra e no mar?
Percurso à vela até ao fim do mundo e regresso em dia esplêndido de sol, quente (andar de t-shirt no mar no norte é raro...) pouco vento, um tempo que só tem uma única explicação, o Verão de S. Martinho!
Vento de leste ainda empurrou as naus até ao largo da barra do Douro, talvez um pouco mais, mas quem chegou às famosas boias da Madalena, em águas paradas ficou, tendo sido obrigado para regresso a chamar os bons ofícios do vento do porão.
Se do Douro até próximo da barra de Leixões, os deuses nos ajudaram, a partir daí e para cumprir o chamamento para o "rancho", só o vento de porão valeu aos audazes. Era só vê-los a entrar em Leixões a motor em bom despique... Se fossem traineiras, poder-se-ia dizer que corriam para a lota, mas como eram veleiros... para onde corriam eles? 😊😁


Após almoço cumprido no famoso "Brise de la Mer", era tempo de regresso à marina para boa conversa e alguns trabalhos, e como estamos na época das castanhas, para momento de convívio com magusto a bordo! Bem hajam, viva a amizade, viva esta paixão partilhada pela vela e pelo mar!
Mais um sábado do nosso encantamento...



Nota: Os Amigos da vela vão realizar o seu jantar anual, desta vez a 5 de Dezembro, tradição que cumpre o 16º ano (esta tradição começou em 2008, só interrompida 1 ano por força da pandemia).



sexta-feira, 1 de novembro de 2024