domingo, 11 de março de 2012

II Regata do Infante, um êxito!

37 veleiros, 173 tripulantes...uma coisa nunca vista nas águas do Norte.
Há cerca de 1 ano e a pretexto da I Regata do Infante, dizíamos nos "Amigos da Vela":
O "nosso" Infante deve estar contente. 25 veleiros participaram nesta 1ª regata organizada pela ANR - Associação Náutica de Recreio e o Sport Clube do Porto, fazendo uma justa homenagem a esta invulgar figura da nossa história e da história mundial.
Agora com 37 veleiros e 173 tripulantes... o "nosso" Infante deve mandar que se faça saber por todo o Império, tamanho feito...
Foi na realidade um fantástico dia de vela e de alegre convívio entre os que gostam da vela e do mar. Um regalo para os olhos também para quem assistiu em terra.


A 1ª regata do dia teve a largada conforme o previsto às 11h00 ao largo da Praia de Matosinhos. Alguns veleiros tiveram alguns contratempos...na marina de Leixões. Imaginem encalhar dentro da marina... Moby Dick nem saiu do lugar! 20 voltas na manivela para subir o patilhão de 350kg...nunca tinha acontecido! Mas aconteceu com mais veleiros! Maré mais que rasa, a levantar a dúvida se não havia fuga de água na bacia da marina..., talvez um "bujão" avariado como dizia o nosso amigo A. Soares.
Mas tudo se resolveu que o dia era grande! Leste, excelente sol, temperatura primaveril, uns atrás dos outros, uns por dentro, outros por fora... os mais rápidos  na frente,  todos a dar o seu melhor para alcançar a bóia da Madalena.
As rajadas que atingiam os 24 nós obrigaram ao maior empenho de todos e a treinar uns rizos...na subida da Madalena para a entrada do Douro, entrada que se fez com cautelas redobradas, bolina cerrada entre molhes, motor ligado de prevenção, nalguns casos a contribuir na fase crítica... (mais vale prevenir que remediar...).
E daí, foi sempre pelo rio acima em bolinas sucessivas até à zona histórica do Porto e Gaia junto à Ponte de D. Luís. Paisagem de encantar que nos espanta, que nos delicia nem que para ela olhemos 1 milhão de vezes, um privilégio.
Cortada a linha de chegada, os veleiros iniciaram a descida do rio até à Douro Marina na Afurada, onde os bravos velejadores beneficiaram de 2 horas para convívio e tempo para abastecimento, que isto de andar no mar provoca muitas fraquezas!
A 2ª Regata teve início às 16h00 e levou os veleiros de regresso ao porto de Leixões. Desta vez o vento do quadrante norte já se fazia bem sentir, obrigando a que a mareação fosse feita outra vez à bolina. No ano passado ainda deu para abrir os spi's...
Fim de dia esplêndido pode ser contemplado das instalações do Sport sobre a marina e a bacia de Leixões. Aqui as tripulações e organização se encontraram para confraternização e distribuição de prémios.
É mais um dia para recordar, viva o Infante, Viva o Navegador!

album de fotos


... e uns segundos do regresso do Moby Dick a Leixões


Sem comentários:

Enviar um comentário