sábado, 24 de março de 2012

Percurso à Vela


Voga, Salpico III, Mookie, Mini, Mariana, Pepajo, Moby Dick, Le Petit Prince, Hurry Can, Athena, Anthinea, 11 veleiros, mais dois representados a bordo dos primeiros, Thalassa e Horus. Um amigo estreante, patrão do Beluga (ex-Ágil) tinha prometido aparecer mas a previsão de vento fraco e a vaga grande que se anunciava deve ter complicado as contas para a necessária saída do Douro. Fica para a próxima!
Largada às 11h00 com vento de sudeste que tinha prometido no aquecimento mas que caiu à saida da barra para logo se levantar...O vento estava mais que caprichoso exigindo dos bravos navegadores o melhor dos seus saberes...variando de intensidade e direcção ao longo do percurso que se fez até à boia da Madalena e regresso. A grande vaga que se fazia sentir também ajudava à missa...
Na "manga" da ida, sudeste, sudoeste e oeste... E na de regresso, oeste, vento do porão... (à frente da barra do Douro) e noroeste a seguir, que chegou a passar os 10 nós, vindo a cair completamente na entrada da bacia de Leixões! Tudo à medida do percurso dos amigos da vela, o vento suficiente para ir e regressar... a tempo também de uma boa mesa e conversa que se prolongou com outros amigos à volta da marina ao longo da tarde.
Uma saída nocturna, um percurso à Póvoa (ir de noite e regressar no dia seguinte), mais percursos, trazer mais amigos,  ideias..., que a alma é grande!
São assim os dias dos percursos à vela.
Venha o próximo!

1 comentário:

  1. Parabens à organização. Tive pena de não participar.
    Ainda saí a motor pelas 9:30, não havia vento, pasei a barra, mas a vaga era de respeito e tive receio de continuar a motor naquelas condições. Dei meia volta não sem dificuldade que a corrente era forte e voltei à base.
    Não tinha comigo o contacto para avisar o Francico.
    Espero na próxima ter oportunidade de apresentar o BELUGA aos amigos da vela.
    Saudaçoes nauticas.
    João Luis

    ResponderEliminar