terça-feira, 7 de outubro de 2014

Volvo Ocean Race, Alicante!

Conforme prometido, algumas fotos e comentários no nosso amigo Mário do Mookie, nosso correspondente na Volvo Ocean Race em Alicante...
Na 1ª foto, Mário na proa do Alvimedica. Mário, que tal a sensação?

 
Conforme prometido, aqui estou eu na proa do Alvimedica, na manhã antes da regata In-Port de sábado.               
Algumas novidades: Estes barcos estão equipados com sensores de tensão estrutural nos pontos-chave de esforço, cujos valores são enviados on-line para o centro de controle da regata, em Alicante. Desta forma pode-se controlar o risco de avaria estrutural grave antes de ela ocorrer. É a versão vela da telemetria da F1…                
O Volvo One Design 65 é constituído em monobloco. O mastro assenta sobre o convés, e não na quilha, como até agora. Duas vantagens: Melhor resistência estrutural num monobloco sem buracos, evitando pontos de stress. Entre a cozinha e a… sanita, há uma zona estruturalmente reforçada, que recebe a pressão do mastro e a distribui pela estrutura… Um interior mais seco cria um ambiente mais confortável, principalmente nos mares agitados e frios, permitindo um descanso mais eficiente. Procurou-se nestes barcos oferecer um pouco mais de conforto aos tripulantes… Muitos outros detalhes de segurança foram introduzidos nestes VOD 65, face aos anteriores VO 70.                
 
 Veleiro de apoio ao Brunel (100 pés dele?)
O veleiro Flyer, vencedor da 2ª e 3ª edições da Whitbread
 SCA, o veleiro das meninas!
Vestas
 Mapfre
Largada!
Junto à costa, teoricamente mais longe, mas com menos vento de proa?
Para leste, uma distância menor, aparentemente mais vantajoso, mas que implica mais uns bordos, para chegar à porta da bolina? Quem ganhou?

E aqui estão os vencedores...

O Alvamedica chegou à frente, após ter seguido a rota de terra... De facto este trajecto facilitava a bolina no final da perna, permitindo apanhar mais o vento até à porta... apesar de a distância ser ligeiramente maior...
O Mapfre conseguiu recuperar até ao terceiro e esteve perto de chegar ao segundo, apesar de um problema com a adriça da genoa logo após a largada... e de ter optado pelo trajecto de leste...
Além de reparar a tensão da adriça durante a perna de popa, mudou a estratégia e fez a segunda perna por terra...

Este problema da adriça foi investigado e resolvido após a regata pelo responsável pela cablagem e mastro - Renato Conde.


Sim, é o filho do "nosso"  Delmar Conde, fabricante de veleiros de alta performance na Gafanha da Encarnação...
Aqui está ele (ao fundo à esquerda), ainda no seu posto de  trabalho, à hora de saída deste V/ repórter...


Pormenores do Alvimedica...

Pormenor das ferragens dos brandais volantes...
 beliches
 casa de banho
 central de adriças
central de controlo
 cozinha...
escritório do navegador
 sistema dos lemes
topo do mastro
 
Conjunto dos veleiros no cais!

 
 

2 comentários:

  1. Francisco:
    Obrigado pela comunicação!
    Apenas um comentário: Trocaste a fotografia do posto de trabalho do renato Conde... é mesmo no cimo do mastro... ele é o responsável pelos cabos e mastro...
    Abraço,
    Mário

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  2. Nota-se os cinco pés de diferença no comprimento relativamente aos VO 70.
    Mas parecem mais sofisticados...

    Abraço,
    Mário

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