sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Percursos à Vela - próximo percurso 20 de Fevereiro

O novo ciclo de percursos dos amigos da vela da marina de Leixões já se vê no horizonte!
20 de Fevereiro! Encontro na marina às 10:00, saída às 11:00!
Esta iniciativa caracteriza-se por:

Objectivo:
Esta é uma iniciativa de um conjunto de amigos que visa promover a saída em conjunto para o mar de veleiros de cruzeiro de todos os tamanhos e idades, possibilitando a aprendizagem mútua, a prática de diversas mareações e afinações e não menos importante o convívio entre todos.

Em que consistem os percusos à vela?
São percursos à vela seguindo rotas pré-definidas, procurando cada veleiro fazer uma navegação o mais rápida possível entre o ponto de partida (cruzamento da linha de partida) e o ponto de chegada (idem), através de um ponto intermédio (rondar bóia ou cruzar linha entre dois pontos ou alinhamento) em companhia dos restantes veleiros, escolhendo as melhores mareações e afinações, em total respeito pelas regras de boa navegação. O esforço de chegar primeiro, visa chegar primeiro que a sua própria sombra…

Quem pode e como participar?
Para participar, basta dispor de pouca ou muita experiência, ter um veleiro de cruzeiro, super-mini, mini ou maxi…antigo ou novo, fazer-se acompanhar de bons amigos, ter boa disposição. A classificação da embarcação e a habilitação náutica do Skipper deve ser adequada à zona de navegação em que o percurso à vela se desenvolverá (normalmente em navegação local).

Existem inscrições?
Não existem inscrições. Sendo uma iniciativa não formalizada, basta comparecer no encontro inicial e na largada, dando a conhecer aos restantes participantes que se participa de modo a que todos saibam quer parte. O skipper de cada veleiro participa por sua inteira responsabilidade, cabendo-lhe sempre a decisão de largar, fazer integralmente ou interromper o percurso. Se resolver interromper o percurso será importante informar pelo menos o skipper de uma das outras embarcações participantes por “viva voz”, via VHF / canal 9 ou outra via, que o vai fazer.

E no fim de cada percurso?
Almoço e a conversa do costume de quem gosta da vela e vai para o mar!

Calendário?
20 de Fevereiro, depois 13 de Março e por aí fora... Se as condições meteorológicas não permitirem de todo a realização da iniciativa no sábado marcado, o percurso passa para o sábado seguinte. Se mesmo assim não se puder realizar, a iniciativa nesse mês fica anulada.

Existe alguma pontuação?
4 pontos para quem fizer integralmente o percurso, 3 para quem o não completar, 1 ponto para quem fôr ao almoço. No jantar anual homenageia-se os vencedores. Em caso de empate vencem os que foram mais rápidos!

É uma pontuação a brincar...
É de brincadeira que a gente precisa! Bons ventos!
Amigos da vela de Leixões

4 comentários:

  1. "...É de brincadeira que a gente precisa..."
    Nem mais...Bons ventos para a iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Se me entregarem o Leme a tempo lá estarei. Se não estarei também à espera de boleia!
    José Carlos Neves
    (Ana Margarida)

    ResponderEliminar
  3. E digo-o outra vez: SINTO-ME DESCRIMINADO !!!
    Então os veleiros de aço não podem participar????!!!!

    ResponderEliminar
  4. Não descriminação... só imprecisão no discurso! Venham os de aço, alumínio, madeira contraplacado, no que fôr!
    Bons ventos

    ResponderEliminar