sábado, 14 de maio de 2011

Dia Europeu do Mar - 20 de Maio

A União Europeia decidiu declarar 20 de Maio «Dia Europeu do Mar», a fim de celebrar as realizações e o potencial dos oceanos e dos mares europeus. A cerimónia de lançamento oficial terá lugar em Estrasburgo, onde José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão, Janez Janša, Presidente do Conselho, e Hans-Gert Pöttering, Presidente do Parlamento Europeu, assinarão uma declaração tripartida comum. O Dia Europeu do Mar será uma ocasião para destacar o papel crucial desempenhado pelos oceanos e pelos mares na vida quotidiana não só das comunidades costeiras como de todos os cidadãos da UE, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego em geral na Europa. Com base numa proposta da Comissão, este dia dedicado ao mar destina-se igualmente a fomentar uma melhor gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos por todos os cidadãos e intervenientes em causa.
"O mar, os sectores marítimos e os recursos marinhos são essenciais para a prosperidade e
o bem-estar da Europa. Ao criar o Dia Europeu do Mar, nós, europeus, queremos celebrar esta realidade e promover a consciência das possibilidades oferecidas pelo mar e pela nova política marítima integrada», declarou José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia.
..."
Mais informação poderá ser obtida no site da Comissão Europeia.
http://ec.europa.eu/maritimeaffairs/

Estando previsto um percurso dos amigos da vela de Leixões no próximo dia 21, porque não dedicá-lo ao mar e reforçar assim esta homenagem colectiva? Viva o MAR!

Sem comentários:

Enviar um comentário