sábado, 31 de março de 2012

Wind

É o nome do célebre filme de Francis Ford Coppola que teve a sua estreia em 1992.
Comprei o DVD em saldo numa das minhas caminhadas citadinas... e acho que já o vi uma meia-dúzia de vezes ao longo dos anos... comportamento estranho... tão dificil de explicar a quem está fora destas coisas...
Um filme fantástico, talvez o melhor que já tenha sido realizado sobre a vela. No youtube as imagens finais do filme.
A paixão da vela e neste caso, da competição também.

quinta-feira, 29 de março de 2012

La Solidaire Du Chocolat 2012

Uma regata já tradicional: a travessia do Atlântico, 5000 milhas (9.260 km) entre Saint-Nazaire em França e Progresso no México. Faz o percurso inverso dos antigos veleiros do século 19 que transportavam cacau do continente americano
Os veleiros são os Class 40, monocascos de 12,19 m, concebidos para atravessar oceanos, mas também adequados para provas mais "locais". Uma característica importante destes veleiros é o facto de serem acessíveis a amadores, possibilitando a sua participação em grandes regatas oceânicas. Este facto e as suas excelentes características de navegação tornaram estas máquinas num sucesso, estando registados actualmente mais de 115 veleiros de 20 países, dos quais 50 só nos últimos 2 anos!
La Solidaire du Chocolat é uma regata de solidariedade: um veleiro, 2 tripulantes, uma associação entre uma empresa "mecenas" e um projecto social, de solidariedade, de desenvolvimento sustentável.
A seguir!


Les images hélico du départ from La Solidaire Du Chocolat 2012 on Vimeo.


Journée du 22 mars par Yannick Bestaven : pas d'alizés, vive le près ! from La Solidaire Du Chocolat 2012 on Vimeo.

terça-feira, 27 de março de 2012

Vagabundo. Un suenõ en el horizonte

Foi o nosso amigo Mário do Mookie que me chamou a atenção.
É a história de um fantástico velejador espanhol que atravessou várias vezes o Atlântico.
Se isto é já um feito, fazê-lo num veleiro de quase 9 metros como um First 285 (idêntico ao Mookie) é mais que um feito. Não seria suposto...
Juan Antonio Martin Cuadrado, cineasta e montanhista na sua juventude, virou-se para o mar e a vela após sofrer um acidente de moto. Começou no windsurf e mais tarde com o "Vagabundo" atravessou o Atlântico por seis vezes...simples...
No livro "Vagabundo. Un suenõ en el horizonte", Juan Cuadrado conta a sua primeira travessia seguindo a rota de Cristovão Colombo por ocasião da comemoração do V Centenário (1992).
Uma grande vontade e um veleiro como o First 285, foi a receita...
O que importa é sonhar...



referências na net:
http://www.editorialjuventud.es/3662-6.html
http://www.elalmeria.es/article/almeria/1185882/embrujo/beso/atlantico.html

domingo, 25 de março de 2012

Volvo Ocean Race, Telefónica.

No meio do Pacífico Sul a caminho do Cabo Horn!
Telefónica enfrenta 2 ondas cruzadas de 10 metros que batem no convés sob ventos com mais de 40 nós. Só visto! É a luta pela sobrevivência!
Telefónica segue em 3º lugar, a refrear a velocidade, atrás de Groupama (1º) e Puma (2º).



www.VolvoOceanRace.com

sábado, 24 de março de 2012

Percurso à Vela


Voga, Salpico III, Mookie, Mini, Mariana, Pepajo, Moby Dick, Le Petit Prince, Hurry Can, Athena, Anthinea, 11 veleiros, mais dois representados a bordo dos primeiros, Thalassa e Horus. Um amigo estreante, patrão do Beluga (ex-Ágil) tinha prometido aparecer mas a previsão de vento fraco e a vaga grande que se anunciava deve ter complicado as contas para a necessária saída do Douro. Fica para a próxima!
Largada às 11h00 com vento de sudeste que tinha prometido no aquecimento mas que caiu à saida da barra para logo se levantar...O vento estava mais que caprichoso exigindo dos bravos navegadores o melhor dos seus saberes...variando de intensidade e direcção ao longo do percurso que se fez até à boia da Madalena e regresso. A grande vaga que se fazia sentir também ajudava à missa...
Na "manga" da ida, sudeste, sudoeste e oeste... E na de regresso, oeste, vento do porão... (à frente da barra do Douro) e noroeste a seguir, que chegou a passar os 10 nós, vindo a cair completamente na entrada da bacia de Leixões! Tudo à medida do percurso dos amigos da vela, o vento suficiente para ir e regressar... a tempo também de uma boa mesa e conversa que se prolongou com outros amigos à volta da marina ao longo da tarde.
Uma saída nocturna, um percurso à Póvoa (ir de noite e regressar no dia seguinte), mais percursos, trazer mais amigos,  ideias..., que a alma é grande!
São assim os dias dos percursos à vela.
Venha o próximo!

sexta-feira, 23 de março de 2012

i550 Sport Boat

700 horas reduzidas a alguns minutos de video e com boa música.
A construção dum i550 Sport Boat no outro lado do Atlântico, em Michigan.
Vale a pena apreciar!
Mas pelas horas é melhor não perguntar o preço...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Percurso à Vela, este sábado, Leixões!

O penúltimo percurso à vela foi excepcional, vento leste, 3 horas, 17 milhas, rondagem à boia da Madalena e a boia de sinalização a Norte de Leixões junto à monoboia da Galp (à devida distância, fora da zona de exclusão).
O último percurso à vela não saiu dos limites da marina, do Sport e do restaurante...
Depois tivemos a fantástica Regata do Infante da ANR / Sport com um tempo magnífico.
Agora é a vez de mais um percurso à vela, mas na água...,  dando as boas vindas à Primavera!
Programa:

10H00 encontro na marina, junto ao Sport, confirmação do percurso.
11H00 largada da bacia de Leixões
O percurso à vela será efectuada nas águas de Leixões e Douro de modo a ocupar os bravos velejadores por 3 ou 4 horas.
Acompanharemos o evoluir da previsão meteorológica, de modo a se poder decidir no encontro da manhã, qual o percurso a fazer.
Aparecer, conviver, subir as velas, velejar em frota, fazer um percurso, ver como os outros navegam, melhorar, gozar, viver. O que é preciso é aparecer e velejar!

A previsão meteorologica de hoje (21Março) anuncia para sábado, tempo para velejar, com vento para todos os gostos, sudeste de manhã, a rondar para sudoeste e oeste ao longo do dia e a acabar de noroeste..., 5 a 10 nós desde a manhã até ao meio da tarde, vaga inferior a 2 metros. Vamos acompanhar...
Bons ventos!

Informação actualizada em 23 de Março: 22h37 sobre a previsão meteorológica para amanhã:
MeteoConsult : força 2 a 3 sudeste, sudoeste, oeste, noroeste...
Meteopt . 4 a 6 nós, de quadrantes idênticos ao longo do dia
Windguru: 4 a 7 nós, idem

terça-feira, 20 de março de 2012

Archambault

É o nome do construtor francês responsável por muitos sucessos na vela de regata de alto nível. veleiros como o Surprise, Grand-Surprise, A31, A35, A40, vencedores de diversas competições por esse mundo fora, veleiros do ano, um palmarés invejável!. O M34 veleiro de 10,34 metros é o veleiro seleccionado da Volta à França à Vela.
É um estaleiro com 50 anos de existência onde o design e a tecnologia de ponta conseguem conceber e fabricar veleiros regata/cruzeiro de sucesso quase inagualável, ao ponto de 60% da sua produção ser exportada para o mundo inteiro.
Parecem que se preparam para lançar um A27...
Vale bem a pena ver o video promocional da Volta à França à Vela e um video da viagem de 80 milhas entre Barcelona e Roses num A31.
Boa viagem!


domingo, 18 de março de 2012

IKONE J

Criação do estaleiro Espace VAG na Bretanha, especialista na construção de pequenos veleiros transportáveis, um day-boat, conceito de vela com uma legião de seguidores em todo o mundo.
Um dos veleiros é o IKONE J:
- 1 mastro em carbono, leve, sem brandais, uma só vela (15 m2) que se enrola no mastro, um spi de 17 m2, coloca-se a navegar em 10 minutos... tudo simples;
- casco com 5,5 metros de comprimento, 2,30 de largura, cockpit com 2,5 metros de comprimento, confortável, patilhão rebatível, 2 lemes, navegação em águas locais e costeiras, albufeiras, rias e rios.
Simples, vai para todo o lado, reduzido investimento, grandes momentos, boas prestações.
<><><>

sábado, 17 de março de 2012

Volvo Ocean Race - Auckland!

Os bravos velejadores já chegaram a Auckland, a cidade das velas! Não há cidade tão apaixonada pela vela como esta!
Uma final de etapa muito renhida e como diz o nosso amigo Mário "Mesmo com um barco "velhinho" o Mike Sanderson ainda mostra que sabe…" Groupama chegou primeiro e os restantes 5 veleiros depois, com menos de 2 horas a separá-los!!
O espectáculo continua, agora em Aukland!





sexta-feira, 16 de março de 2012

J111

Eleito "Veleiro do Ano 2012" (Fonte: Voile Magazine de Nov 2011).
J Composite, 11 metros de casco, linhas perfeitas,  uma máquina a velejar, fácil de domar, tripulação reduzida, interior acolhedor, One-Design, concebido nos USA, construído em França.
Uma fórmula de sucesso noutras águas. Para apreciar...

domingo, 11 de março de 2012

II Regata do Infante, um êxito!

37 veleiros, 173 tripulantes...uma coisa nunca vista nas águas do Norte.
Há cerca de 1 ano e a pretexto da I Regata do Infante, dizíamos nos "Amigos da Vela":
O "nosso" Infante deve estar contente. 25 veleiros participaram nesta 1ª regata organizada pela ANR - Associação Náutica de Recreio e o Sport Clube do Porto, fazendo uma justa homenagem a esta invulgar figura da nossa história e da história mundial.
Agora com 37 veleiros e 173 tripulantes... o "nosso" Infante deve mandar que se faça saber por todo o Império, tamanho feito...
Foi na realidade um fantástico dia de vela e de alegre convívio entre os que gostam da vela e do mar. Um regalo para os olhos também para quem assistiu em terra.


A 1ª regata do dia teve a largada conforme o previsto às 11h00 ao largo da Praia de Matosinhos. Alguns veleiros tiveram alguns contratempos...na marina de Leixões. Imaginem encalhar dentro da marina... Moby Dick nem saiu do lugar! 20 voltas na manivela para subir o patilhão de 350kg...nunca tinha acontecido! Mas aconteceu com mais veleiros! Maré mais que rasa, a levantar a dúvida se não havia fuga de água na bacia da marina..., talvez um "bujão" avariado como dizia o nosso amigo A. Soares.
Mas tudo se resolveu que o dia era grande! Leste, excelente sol, temperatura primaveril, uns atrás dos outros, uns por dentro, outros por fora... os mais rápidos  na frente,  todos a dar o seu melhor para alcançar a bóia da Madalena.
As rajadas que atingiam os 24 nós obrigaram ao maior empenho de todos e a treinar uns rizos...na subida da Madalena para a entrada do Douro, entrada que se fez com cautelas redobradas, bolina cerrada entre molhes, motor ligado de prevenção, nalguns casos a contribuir na fase crítica... (mais vale prevenir que remediar...).
E daí, foi sempre pelo rio acima em bolinas sucessivas até à zona histórica do Porto e Gaia junto à Ponte de D. Luís. Paisagem de encantar que nos espanta, que nos delicia nem que para ela olhemos 1 milhão de vezes, um privilégio.
Cortada a linha de chegada, os veleiros iniciaram a descida do rio até à Douro Marina na Afurada, onde os bravos velejadores beneficiaram de 2 horas para convívio e tempo para abastecimento, que isto de andar no mar provoca muitas fraquezas!
A 2ª Regata teve início às 16h00 e levou os veleiros de regresso ao porto de Leixões. Desta vez o vento do quadrante norte já se fazia bem sentir, obrigando a que a mareação fosse feita outra vez à bolina. No ano passado ainda deu para abrir os spi's...
Fim de dia esplêndido pode ser contemplado das instalações do Sport sobre a marina e a bacia de Leixões. Aqui as tripulações e organização se encontraram para confraternização e distribuição de prémios.
É mais um dia para recordar, viva o Infante, Viva o Navegador!

album de fotos


... e uns segundos do regresso do Moby Dick a Leixões


sexta-feira, 9 de março de 2012

Seguir em terra a II Regata do Infante (10 de Março, amanhã)


As horas de largada são definidas pelo Organização /Comissão de Regata.
As horas de passagem e chegada são meramente indicativas (uns veleiros mais cedo...outros mais tarde...).
Um boa oportunidade para se tirarem umas fotos.

Transat em solitário..."La Bouvet Guyane 2012"

Do Senegal à Guiana Francesa, atravessar o Atlântico, não à vela mas a remos...ou melhor em cima duma "quase rolha" com 2 remos...Coragem ou loucura? Acho que a coragem não chega...
Desafio só para alguns, tal o grau de dificuldade físico e psicológico. É quase como subir o Evareste sem oxigénio...
Em barcos monotipos de 8 metros, 30 navegadores iniciaram a odisseia no passado 29 de Janeiro.
O primeiro concorrente chegou no passado dia 06 após 36 dias de mar.
O 4º concorrente chegou ontem dia 08, sem rádio, sem gás, sem electricidade, sem ligação VHF, sem telefone iridum...
Um dos videos da prova: reparem como "aquilo" abana...e a dificuldade de alguns concorrentes. Outros é como se estivessem numa esplanada...
Mas agora imaginem 1 mês assim...



Mais pormenores em:
http://ramesguyane.com/

quinta-feira, 8 de março de 2012

II Regata do Infante, 10 de Março




Quadro de Avisos (ANR) ou canal 72

Nota: a informação acima apresentada neste blog foi distribuída em 07 de Março às 11H56 pela organização da Regata aos participantes já pré-inscritos. Informação oficial e actualizada só através dos canais próprios.

Caros amigos: hoje (08 de Março) recebi este aditamento da Autoridade Organizadora e da Comissão de Regata (Aditamento N1 às IdR do Infante).
Lembramos que todas as informações, inscrições, etc relativas a esta regata devem ser dirigidas ao Tesoureiro da ANR,  Alexandre Granhao" <alexandre.granhao@gmail.com>,

terça-feira, 6 de março de 2012

SIG45, mais depressa que o vento

Para se andar rápido (19 nós), mais rápido que o vento, com todo o conforto.
Alta tecnologia, um quase AC45 da Taça América para uso familiar...Imagina-se a sensação da velocidade, um previlégio!
Um video promocional muito bom.
Lebreton Yachts



Nota: o construtor está à procura de um interessado num veleiro de 60'...dentro da mesma filosofia do 45'. O acesso ao site do fabricante, no link acima... bons ventos...

domingo, 4 de março de 2012

II Regata do Infante, 10 de Março


Caros amigos, vamos ter mais uma Regata do Infante no próximo sábado, dia 10!
Depois do sucesso do ano passado (regata que mereceu neste blog uma completíssima reportagem fotográfica), as expectativas para esta 2º regata ano são as melhores. Mais veleiros, mais tripulantes!
Esta regata, organizada pelos amigos da ANR - Associação Náutica de Recreio e o SCP - Sport Clube do Porto terá duas provas no mesmo dia com o seguinte programa:

1ª Regata
Largada às 10H30 frente à praia de Matosinhos e chegada na Ribeira do Porto
Finda a regata, recepção dos veleiros às 14H00 na DouroMarina (Afurada)
2ª Regata
Largada às 16.00 junto à Afurada e chegada no porto de Leixões.
Finda a regata, lanche / jantar às 18H15 no SPORTVELA (Leça)

Na reunião de skippers que terá lugar na próxima terça-feira, dia 06 de Março, às 21H30 no SPORTVELA, será prestada toda a informação relevante e da máxima importância para quem participar (atenção:inscrição obrigatória).
De acordo com informação já distribuída, as marinas Porto Atlântico (Leixões) e DouroMarina (Afurada), disponibilizam amarração e estadia gratuita aos participantes, entre os dias 03 e 18 Março.

Caros amigos sem rating ou com rating, toca a participar!

No ano passado foi assim...

Oporto, a City with an accent

sábado, 3 de março de 2012

Percurso à Vela

Os amigos da vela, tomando em consideração o estado de seca estrema ou severa em que se encontra a maioria do território nacional, decidiram em assembleia geral hoje de manhã, abdicar de mais uma saída para o mar e solicitar a S. Pedro que nos dignasse com uma boa chuvinha. S. Pedro não se fez rogado e além da chuva, beneficiou-nos com uma ventosga de sudoeste com rajadas bem acima dos 20 nós e com um mar grosso a acompanhar... Toda a gente ficou assim em terra!
O percurso à vela desta vez fez-se junto à marina, incluiu café no Sport, boa conversa antes, durante e depois de almoço, espectáculo dos miúdos e miúdas dos optimist que em terra também ficaram, não pudendo realizar a prova para o regional.
É este o lema dos percursos à vela: aparecer, conviver e velejar sempre que possível!
Ficou a conhecer-se a intenção de muitos aderirem à próxima Regata do Infante no próximo dia 10 e combinou-se mais um percurso à vela para depois!
Bons ventos!


quinta-feira, 1 de março de 2012

Costa Allegra



Já chegou às Seychelles. Foram 3 dias penosos para os passageiros e tripulação. Sem ar condicionado, sem iluminação, temperaturas acima dos 40 ºC, sem alimentos quentes, sem casas de banhos limpas, 3 dias de pesadelo, a dormir no convês.
Incêndio nas máquinas (?), corte de energia (ficaram as baterias para os serviços de emergência), navio sem governo.
Parece fácil e rápido demais para se chegar a uma situação muito perigosa.
Algo parece ir mal neste mundo...dos cruzeiros.
Se levasse velas...