quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nazaré, big, big waves!



Canhão da Nazaré, uma autêntica máquina de fazer ondas gigantes que entrou em funcionamento mais uma vez nos últimos dias com os temporais no Atlântico.
Record batido da maior onda surfada? Ainda não se sabe.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Day at AOA


A Day at AOA from Richard Mason on Vimeo.

Artamis Offshore Academy (AOA)

Academia britânica para promover o aparecimento de velejadores nas competições internacionais de vela a solo.
Formação, treino, apoio...

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mensagem 1000

Caros amigos, é verdade, esta é a mensagem 1000!
1000 mensagens em praticamente 5 anos de existência.
Muitos horas de dedicação, muitas horas de prazer, que não se podem contar...
Muitas horas de leitura distribuídas pelos 94.800 acessos que este blog já leva, muito tempo...
do vosso tempo...
Aos amigos da vela, leitores, os que com o seu incentivo, fotos, dicas e colaboração relataram as suas aventuras,  acederam e marcaram aqui a sua presença, obrigado.
Em boa verdade, estamos todos de parabéns. Somos uma grande comunidade.
Bons ventos para todos!


"A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes.
O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos."

Fernando Pessoa

domingo, 27 de outubro de 2013

O sucessor do Moby Dick, Ria de Vigo, 26 de Outubro

 
Não é o Bogavante...
É o Movistar que por lá andava também, um barquinho cheio de velas...para dar a volta ao mundo e que já andou em altas rodas (Volvo Ocean Race).
Os amigos António Soares e Francisco Alba ainda admitiram um despique por alguns momentos... mas resolveram virar de bordo e deixar a imensa tripulação da bordo do Movistar em paz...
A verdadeira notícia é que foi dia de estreia de navegação do Bogavante, um First 300 Spirit que vem suceder ao seu irmão mais novo, o actual Moby Dick, um First 210.
 
 
Dia com algum sol, algumas rajadas que deveriam ultrapassar os 13 nós, um rizo na grande e genoa com tento... para se experimentar a máquina que corta a água que é um espanto...
Os primeiros minutos de algum nervoso miudinho, com tantos metros quadrados e mais uns metros que o Moby Dick... Automatizar os movimentos, memorizar onde estão as coisas, tomar em consideração o imenso espaço a bordo... Velas em cima e o veleiro comporta-se como um cavalo que está a ser domado...o coração salta, e as coisas no salão também...
Depois de alguns bordos, um ajuste aqui e acolá, o apanhar a mão ao leme, a navegação tornou-se em algo verdadeiramente delicioso. Era mesmo isto que ambicionávamos!
 
 
É na verdade um Moby Dick em ponto grande, com muito mais potência e muita mais velocidade. Com 1 rizo e genoa não toda aberta, 10 a 12 nós de vento, rajadas nos 13 a 15?, navegação a 6, 7 a 8 nós alcançava-se com toda a facilidade...Um leme muito sensível sem perder acção com a inclinação do veleiro,  uma facilidade de viragem notável, um prazer , mas muito ainda a descobrir...
Um motor que a 2800 rotações coloca o veleiro a 6 nós com facilidade, manobra fácil na marina a avante e à ré (tirando o facto de logo no início o acelerarmos em ponto de morto e a coisa não andava, pois... a emoção toldava o juízo...)
Foi um primeiro passo, um treino de 2 horas, 9 milhas, foi a estreia, foi um dia feliz.
Há que trazê-lo agora para Leixões para o convívio dos amigos da vela. Anuncia-se mais uma inauguração...
Bons ventos para o futuro Moby Dick!
 

sábado, 26 de outubro de 2013

Foi por pouco...



Cabo de amarração quebrado, deriva para cima das rochas, o motor a funcionar no último momento...e que momento!
Foi por pouco!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Velejar com golfinhos



Encontro com golfinhos, um momento sempre mágico!
Desta vez no estuário do Rio Sado em Setúbal, devidamente documentado em vídeo a partir de bordo no passado mês de Outubro.
Bons ventos!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Moby Dick, um First 210, partida à vista.



Caros Amigos,
Foram 12 anos de leal e total cumplicidade com o extraordinário pequeno, no entanto enorme, veleiro,  Moby Dick de seu nome.
Desenhado pela dupla J.M. Finot e Pascal Conq (groupe Finot), construído pela Bénéteau, foi apresentado ao mercado em 1992 no salão de Paris. O First 210 marcou de imediato uma diferença abismal para a concorrência. A seu lado todos os outros pareciam uma bota da tropa...,marchavam..., mas não era a mesma coisa ...
Logo com as primeiras fotos e avaliações da imprensa especializada, ficou claro que teríamos que o ter. Foi uma questão de tempo. Em 1999 conjugaram-se os astros e concretizamos o projecto.
Não nos enganamos.
Ainda hoje, passados 20 anos e algumas designações comerciais, 210, 211, 21.7 e 20, continua a ser a referência no seu segmento, combinando como nenhum outro um misto de sensações e performance da vela ligeira, com a habitabilidade, segurança e sentido prático de um pequeno cruzeiro.
Na altura era conhecido um em Viana, outro na Figueira da Foz e talvez dois ou três em Lisboa. Como o mercado era curto, fomos a França buscá-lo. A viagem por estrada até Leixões foi sempre a rolar. Uma directa desde Hendaye, com uma volta ao circuito de Vila Real às duas da madrugada à procura de combustível (para o carro), já que o vento era fraco.
Os três meses de espera pela legalização foram uma dureza. Vê-lo estacionado na marina e não poder navegar foi difícil, mas depois foi uma delícia todos os momentos bordo.

Em 2001 participamos no troféu das regatas Atlânticas da Amizade, organizadas pelo Clube Naval de Leça, com a conquista do primeiro lugar que valeu uma bela taça. Há quem diga que nasceu aqui a maldição do Moby Dick: A taça ficou no clube e logo a seguir este ardeu. Nunca mais aceitamos nenhum troféu. O melhor das duas edições do trofeu do CNL foi de facto o convívio com a malta da vela, e as amizades que se criaram com quem partilha da mesma paixão pelo mar e natureza.
O azulzinho dum figa, como dizia um dos nossos amigos, que no Trident se "picava" por ultrapassar o Moby Dick nas nossa aventuras.

Ficará registado nas nossas melhores recordações, uma descida da Póvoa para Leixões, com vento acima dos 15 knts, com o spi em cima e a vela grande toda aberta. Andamento de loucos, nunca baixamos dos 9 knts e com picos de 12 knts nas surfadelas da boa vaga que se fazia sentir, magnífica cavalgadela nas ondas, sempre com uma estabilidade assegurada pelos dois lemes.
Obrigado Moby Dick (e Finot)!
Foram também bastantes horas passadas debaixo do casco a lixar e a aplicar o antifouling. Nestas ocasiões a sua superfície fazia lembrar um petroleiro. O bricolage faz parte do gozo de ter um veleiro!
À bolina, com nortada rija, mantem sempre um leme no controlo. Mesmo adornando quase a 45º, conforme as imagens documentam, a segurança é manifesta. Para a velocidade será melhor rizar o pano, mas o gozo está lá todo, mesmo quando a proa levanta as ondas frias no inverno e molha a tripulação de surpresa.

Foram inúmeros os momentos felizes de convívio com os amigos da vela, nos percursos à vela, nos passeios à Póvoa, ao Douro, à boia da Madalena, ou só dentro da bacia de Leixões. Ao longo destes últimos 5 anos, estes momentos foram sendo documentados no blog e tiradas centenas de fotografias, senão milhares, para mais tarde recordar. Os First 210 e sucessores tem destas coisas, fazem amigos...



Pois bem amigos, já perceberam que somos fãs incondicionais do JM Finot e dos First. E o First 210 só está à venda porque vem a caminho outro First, by Finot.
Temos a certeza de que fará o(s) próximo(s) proprietário(s) tão feliz(es) como nós fomos e se ficar em Leixões continuará com certeza na frota dos “amigosdavela” e no pelotão da frente (os que chegam à mesa mais depressa).
Seguramente que o dia mais feliz da vida do marinheiro não é quando vende o barco. É durante o usofruto. Até pagar a taxa de farolagem é um prazer...

António Soares
Francisco Alba

Nota: com vários milhares de fotos tiradas ao longo dos anos, é sempre difícil identificar o autor de cada foto. Tiago Sousa (curso de fotografia), Fernando Abel, Paulo Lima, Timo, F. Alba e .....De modo a não haver falhas, um agradecimentos aos amigos da vela de todos os tempos!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Percurso à vela...

Face às difíceis condições climatéricas que desaconselhavam o agendado percurso à vela, os resistentes, armadores do Athena, Horus e Koi, aventuraram-se em terra por caminhos nunca antes "navegados", iludidos com a miragem dum cozido à portuguesa "do outro mundo" a preço de amigo... Falsa largada. A coisa era tão fraca que não tiveram outra forma de reparar o erro...e rumaram ao porto de abrigo Brisamar para a sobremesa, café e "xiripipi". Inspirados, fundaram a Comissão de Utentes da Marina Porto Atlântico e, em homenagem aos brilhantes serviços sempre dispensados pelo Brisamar, decidiram que doravante este passará a ser, na nossa gíria, o "Clube Amigos da Vela" conforme sinalética já visível numa das fotos da reportagem que documentam o evento para a posteridade.

José Zulmiro (KOI)

 Este sim! "Clube" Amigos da Vela

Comentário bloguista:
Prometido é devido! Mais um grande percurso à vela em condições meteorológicas bem difíceis, só ao alcance dos bravos!
E ainda bem que existe um porto seguro que mantem a barra aberta seja qual for o tempo e o estado do mar... Ali voltaremos a aportar no próximo percurso à vela como de costume com muitos mais amigos. Muitos e bons momentos de boa conversa e boa mesa os amigos da vela lá passaram. Tem sido um privilégio.
Saúde e bons ventos a todos!

Nota: os preparativos do Vogavante correm a bom ritmo...

sábado, 19 de outubro de 2013

Mini Transat em terra!



A largada para a Mini Transat está adiada por motivo de uma grande depressão no Atlântico ao Norte dos Açores, e que está a afectar também o tempo na Galiza e em Portugal.
A depressão está para durar e só a partir do fim do mês é que se prevê que o tempo irá mudar. Verão de S. Martinho à vista?
Os 84 participantes inscritos não deverão ter tanta paciência...

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Percurso à vela, este sábado!

Os amigos da vela de Leixões e Douro vão iniciar a época este sábado, nem que seja à volta da mesa...
A previsão do tempo não é famosa pois prevê-se sudoeste de 11 a 18 nós e precipitação, mas no Brisamar por volta da hora do almoço (12:30 - 13.00H) o tempo vai estar com algumas abertas... 
E como de costume, basta aparecer (10:00h), mas face à previsão do tempo, o melhor é avisar o nosso amigo Eduardo do Athena para reservar mesa para almoço.
Quanto a representante do Moby Dick, desta vez e pela primeira vez, e com muita pena, não participará no evento à hora de almoço, pois a sua atenção vai ser disputada por quem proximamente se irá integrar nos percurso à vela... Num destes dias a reportagem completa!
Caros amigos, bons ventos e...bom apetite!
 
Nota: só por motivo de arreliadora avaria das mini-aplicações de texto do blogger a nível mundial é que não foi possível actualizar a informação dos percursos à vela em Destaque (avariado desde o dia 10).

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Koi no Troféu Cidade da Póvoa



Conforme previsto, realizou-se sábado a regata costeira Leixões-Póvoa "Troféu Cidade da Póvoa", organizada pelo Clube Naval Povoense em colaboração com o CVA.
Largada à bolina por volta das onze horas, com vento do quadrante sul, fraco, obrigando à colocação de uma boia de desmarque próximo ao quebra mar de Leixões. Cinco barcos na largada, quatro na linha de chegada localizada na entrada do porto da Póvoa, face a uma desistência devidamente comunicada à comissâo de regata.
Vento a subir, rondando para Oeste, com os barcos a aproveitarem para utilizar os "spis" , tendo alguns (caso do KOI) acabado com pequenos rasgões. Ossos do ofício...
Bom almoço, já tardio , a que se seguiu a distribuição de prémios. Vencedor em classe ORC, Pnine, de Manuel Soares e em classe Simulado, Mini,de José Carlos. Sem pretensões, KOI limitou-se a concluir a prova dentro do tempo previsto.
Boa organização a merecer mais interesse dos velejadores que infelizmente não responderam à chamada. À conversa com os organizadores e responsáveis da Marina de Leixões, este aspecto foi salientado, sendo referida a possibilidade de estudar a forma de encontrar incentivos que leve mais velas a estas iniciativas.
Tendo em vista a realizar um "treino" noturno, ainda que parcialmente, KOI largou da Póvoa por volta das 18 horas, tendo atracado em Leixões por volta das 21 horas.
A não perder em próximas oportunidades.
José Zulmiro (KOI)
 
 

 

sábado, 12 de outubro de 2013

Capotamento do MOD 70 Virbac Paprec



Capotamento monumental do trimaran MOD 70 Virbac Paprec em sessão de treino na Bretanha.
Mar aparentemente sem grande vaga, vento mais que negociável na ordem dos 15 a 20 nós, tudo leve, levezinho, área vélica enorme e quando começou a levantar, ninguém mais o segurou.
Erro humano? Confiança a mais? Porque razão não folgaram de imediato as velas e/ou não orçaram ao primeiro sinal que a "coisa" queria voar? Alguns tripulantes dentro da cabine como se vê no vídeo, não podiam ajudar muito...
Faz lembrar o episódio de quase capotamento do Emirates Team New Zealand na Taça America, neste caso magistralmente resolvida pela sua equipa.

Fonte

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Uma ida à Póvoa

Dia 9/10/13, dia talhado a preceito para velejar até à Póvoa de Varzim. 
KOI  larga por volta das 10 horas, com Hórus (em seco, para manutenção) representado a bordo. Vento leste de manhã, velocidade variável 8/15 nós.
Almoço. Regresso a  Leixôes, com vento médio de 12 nós do quadrante norte, com chegada ao crepúsculo já com a luz do  Farol de Leça e os farolins do porto a cintilar.
Óptimo treino  para a regata  "Troféu  Cidade da Póvoa", a disputar no próximo sábado entre Leixôes e Póvoa , na qual iremos participar com o único intento de usufruir do prazer de velejar, aproveitando o evento para o fazer em boa companhia .
Para quando algo de semelhante com os Amigos da Vela? E um "raide noturno"?
José Zulmiro - KOI
 
 
 
Caros amigos:
De facto a tripulação do Moby Dick tem andado muito ocupada nestes últimos tempos, não dando a devida atenção aos amigos da vela em Leixões e Douro... Mas acreditem que o motivo é mais que nobre, a ver vamos... Mais uns dias...
Mas ao que sabemos, os amigos da vela não estão parados... como se pode ver pela descrição acima.
Para quem pode, merece e aprecia.
Esperemos pelas fotos e reportagem da Regata Troféu Cidade da Póvoa!
E bons ventos!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O maior navio do mundo de transporte de contentores



Não é um veleiro, mas por ser o maior navio do mundo de transporte de contentores,  merece neste blog uma referência.
Foi baptizado no passado dia 14 de Junho  nos estaleiros Daewwo Shipbuilding and Marine Engineering na Coreia do Sul. O Maersk Mc-Kinney Moller é o primeiro gigante dos mares da série Triple-E da companhia dinarmaquesa Maersk Line, líder mundial do transporte marítimo contentorizado.
Tem 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e a altura acima da linha de água de 73 metros... Quase apetece perguntar, onde cabe?
(para comparação, o novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões tem 340 metros de comprimento, recebendo cruzeiros até aos 300 metros...)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Skip NOVAK Storm sailing



Um vídeo introdutório à série de 12 vídeos que abordarão as diversas técnicas de navegação em condições extremas. O cenário de acção, como não podia deixar de ser, é no fim do mundo, Cap Horn...Ventinho e ondinhas, um fartote..., mas também paisagens de cortar a respiração.
Quem quiser subscrever os vídeos, aceder a Yachtingworld

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

The Sailing Film, Igor Strpnoik 1500 mn num Laser 2



Igor Stropnik, 1500 milhas náuticas da Eslovénia à Albánia e regresso num Laser 2, em 36 dias, passando pela Croácia e Montenegro.
Um filme muito bom que nos transmite bem o prazer de Igor na sua aventura e que nos contagia.
Viva a vida!
Parabéns Igor!

domingo, 6 de outubro de 2013

Pelos mares de Leixões

Uma tarde fantástica de vela neste sábado, dia da implantação da República, ainda há pouco tempo feriado.
Vento qb (12, 13 nós?), mar de pequena vaga, temperatura agradável, uma luminosidade deliciosa.
Moby Dick, Athena, Salpico, Tranquilidade, KOI, muitos outros, vela ligeira e regata de cruzeiros, animaram com as suas velas esta belíssima tarde de Outono.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Defi wind 2013, Le Film



Centenas de velas... extraordinário!
805 participantes na largada, km`s de full speed racing!
Foi a Defi Wind of Gruissan 2013, um evento fantástico da vela mar que se realizou na cidade de Gruissan no sul de França.
Uma festa para as centenas de desportistas profissionais e amadores praticantes de windsurf, seus acompanhantes e público em geral.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Volvo Ocean Race 65, uma estreia na água!



Com as côres do Team SCA, com toda a probabilidade a equipa mais fotogénica e interessante da próxima edição da Volvo Ocean Race...
E como as senhoras tem prioridade, é a equipa Team SCA que está a fazer a estreia em navegação do primeiro one-design Volvo Ocean 65.
Vamos aguardar pelo primeiro vídeo!