quarta-feira, 11 de março de 2015

Navio Hospital Gil Eanes


Gil Eannes from Pera doce on Vimeo.

Em Março de 2013 o Navio Hospital Gil Eannes (agora museu e futuro Centro de Mar) foi rebocado para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, para que fossem efectuadas reparações no casco e noutras estruturas do navio. O trajecto foi efectuado pelas poucas centenas de metros que separam os estaleiros navais da doca comercial de Viana do Castelo que o acolhe desde 1998.
Há quinze anos que o casco do navio não sofria nenhuma intervenção.

História do Navio Gil Eannes:
O Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.

Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses.
Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo.
A reconversão transformou-o num espaço museológico, integrando salas de exposição, sala de reuniões, loja de recordações, quatro quiosques multimédia, um simulador de navegação e uma Pousada de Juventude.
(Fonte:
fundacaogileannes.pt/)

Nota: já neste blog tinha sido colocado um post sobre este navio-museu (aqui) por ocasião de visita do editor no mês anterior a ser rebocado para reparação. A visitar!

1 comentário:

  1. Caros:
    Aproveito para informar que brevemente será colocada uma placa indicativa com o nome do navio. Esta placa, (da época), foi comprada por um amigo meu (amante do mar), num leilão em Cascais e oferecida para ser colocada onde deve estar.
    Informo ainda que a partir do proximo mês, e durante o Stop Over de Lisboa, o G.E. albergará uma exposição sobre a Volvo Ocean Race.
    Abraço,
    Mário (Mookie)

    ResponderEliminar