sábado, 15 de agosto de 2015

Calas

"Cala", é a palavra utilizada nas línguas castelhana, catalã / valenciana para denominar as pequenas bacias da costa que permitem acesso ao mar, tradicionalmente utilizadas pelas comunidades piscatórias. e nos tempos de hoje, por milhões de turistas que do lado de terra acedem e por milhares de navegantes que aí "estacionam" as suas embarcações, ambos deliciando-se com as suas águas abrigadas e cristalinas.
As Baleares são um local de excepção no Mediterrâneo pelo seu clima e beleza da sua costa. Nas suas inúmeras "calas" , e em especial no Verão, concentra-se um número tal de embarcações que um "apaixonado" pelas coisas do mar não para quieto... E para quem não tem embarcação, as calas são quase sempre possíveis de ser acedidas por terra, ou utilizando as diversas carreiras marítimas que partem dos centros turísticos. E em todas à sempre um bar para se tomar uma caña...e olhar para o mar e para o famoso Sunset...(nas que estão viradas a poente obviamente...)
Temperatura do ar na ordem dos 30-32 graus (à noite não baixa dos 25 ºC) temperatura da água a 24, 25 ºC... vento qb, água azul turquesa, transparente... não fazem saudades na nossa nortada e mar agreste do nosso Atlântico...
E não só a natureza nos dá prazer à vista...
Viva a vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário