quinta-feira, 6 de junho de 2019

Naufrágio no Porto de Leixões



Naufrágio dentro da bacia do Porto de Leixões?
Parece impossível mas é verdade... Um Beneteau Oceanis de 50 pés, de bandeira da Republica Dominicana e proveniente de Lisboa, acabou destruído e afundado contra o molhe de protecção da marina.
Nem os socorros a náufragos, nem polícia marítima, nem ninguém foi capaz de valer em tempo útil à triste embarcação, socorrendo-a e salvando-a das pedras... Há quem diga que os tripulantes saíram pelo seu próprio pé para o cais...
As tentativas desesperadas da lancha dos pilotos e do pessoal da marina não foram suficientes para vencer a violência do sudoeste que se fazia sentir,
Foi um filme  de terror que durou umas horas (3 a 4 horas?) e que aparentemente começou, segundo testemunhas, com a embarcação a velejar em emergência com a genoa dentro do porto, após não ter conseguido manter a sua posição de ancoragem no meio da bacia. Porque à vela? O motor não pegou?
Seja qual for a causa ou causas directas deste triste evento, uma coisa veio demonstrar... a incapacidade dos meios de socorro de responderem rapidamente e com competência a uma situação de salvamento aparentemente simples (dentro do porto!). E assim a história que podia ser sobre um veleiro amolgado passou a ser sobre um veleiro afundado... e felizmente que não passou a história de coisa pior.
É o que temos...





1 comentário:

  1. Tenho de concordar que independentemente de tudo mais poderia ou deveria ter sido feito!

    ResponderEliminar