segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Vento leste...


Para os pescadores, "nem caça nem pesca", para os transmontanos "vento leste não traz nada que preste", mas para os velejadores deste canto lusitano exposto aos humores do norte, em especial para os amigos da vela, é mais do género "ouro sobre azul"...
Tirando as rajadas fortíssimas da madrugada e início da manhã, depois é um prazer, pois de além do mar ficar mais liso e o ar que nos chega no Verão é de terra, seco e quente, dá para ir para norte e vem com ele um relógio... é certo que na chegada da hora de almoço começa a cair e depois...já se sabe que o costumado noroeste vai aparecer. Quem for para norte a partir de Leixões, vai, vai... e começa a regressar quando o vento vira! Muitas viagens à Póvoa se fizeram assim: ida, almoço e regresso com norte.
Num destes Sábados decretados de Setembro, alguns amigos a bordo do Moby Dick, Mookie e Koi fizeram-se ao leste, e com rumo a norte chegaram ao través de Vila Chã. Contra o costume, o leste continuou e o regresso pode fazer-se do mesmo modo, só caindo quando a proa dos graciosos veleiros já espreitavam o interior da bacia do porto de Leixões e com a marina à vista. Depois o costume... e viva o Verão!
Mais um grande Sábado...


1 comentário:

  1. Excelente! Um dos melhores dias de vela de que tenho memória. Pena que tivesss pouco tempo...

    ResponderEliminar